Óleo de rosa mosqueta serve para amenizar estrias, rugas, feridas e é ótimo para o rosto
O óleo de rosa mosqueta é um aliado da pele por suas propriedades antirrugas e cicatrizantes, entre outras. Conheça os benefícios do óleo de rosa mosqueta e o que os estudos científicos dizem ao seu respeito.
Como ele é obtido
O óleo de rosa mosqueta é obtido a partir de sementes da planta cujo nome científico é rosa canina. Essa planta é um arbusto que pertence à família das rosáceas. Ela é originária da Europa e foi trazida à América, onde se difundiu principalmente pela região das Cordilheiras dos Andes, no Chile, por conta do clima frio.
As flores da rosa mosqueta são brancas e rosadas, às vezes apresentam coloração amarela. Além disso, quando as pétalas caem, a rosa mosqueta produz um fruto de cor avermelhada na forma oval de aproximadamente 1,5 cm a 3 cm de diâmetro, do qual é extraído o óleo, que é rico em ácidos graxos.
A extração do óleo de rosa mosqueta pode ser feita por prensagem das sementes a frio ou por solvente, porém é importante utilizar sementes com baixa umidade para um maior rendimento. Ele possui grande quantidade de ácidos graxos (ácido oleico e linoleico ou ômega 9 e ômega 6, respectivamente) e altas concentrações de vitaminas A, C, B1, B2, E e K e minerais como potássio, cálcio, sódio, ferro, magnésico e fósforo.
Para que serve o óleo de rosa mosqueta
O óleo de rosa mosqueta é um produto muito utilizado na indústria cosmética, assim como o chá da casca da planta. Ele possui diversas propriedades benéficas à saúde, como poder de tratar feridas, amenizar rugas e linhas de expressão, ajudar no processo de cicatrização e tratar da saúde do couro cabeludo.
Um compilado de estudos científicos feito pela Universidade de Brasília confirmou o saber popular em torno dos benefícios do uso do óleo de rosa mosqueta, mostrando que ele possui alto poder de tratamento de feridas abertas e cicatrizes, mesmo na preparação pré-operatória de feridas.
Os estudos também confirmaram a alta ação antioxidante do óleo de rosa mosqueta e seu potencial como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo do câncer.
Quando ingerido via oral, de acordo com as pesquisas, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam na diminuição da dor de inflamação das articulações causadas por osteoartrite.
Segundo um dos estudos, pacientes com úlceras varicosas, úlceras pós-traumáticas, eczemas de contato e feridas pós-cirúrgicas apresentaram cicatrização até 29 dias antes que outros pacientes que não utilizaram o óleo.
Na área de cosmética, o óleo de rosa mosqueta também serve para atenuar rugas, marcas de expressão e envelhecimento. O óleo também pode ser aplicado como protetor solar, basta usar algumas gotas.
Por ter tantos benefícios ele é indicado como ingrediente alimentar e agente na medicina popular.
Pode ser usado no corpo todo
Por apresentar propriedades terapêuticas, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado no rosto, no corpo, nos cabelos e nas unhas quebradiças. Seus componentes são muito poderosos e eficientes no tratamento de manchas de acnes e manchas causadas pelo sol, estrias e cicatrizes. Esses componentes atuam na fase proliferativa da cicatriz, protegendo as novas células que serão reconstruídas.
O óleo de rosa mosqueta também possui um excelente poder de hidratação para a pele ressecada, recuperando a textura natural e proporcionando brilho e elasticidade ao rosto. O poder de hidratação do óleo de rosa mosqueta também serve para hidratar cabelos secos e danificados. Ele pode ser usado puro ou misturado em outros óleos vegetais, como o óleo amêndoas doces, potencializando sua propriedade hidratante.
O óleo de rosa mosqueta também serve como ingrediente para fazer sabão, sabonete caseiro e óleo de massagem, devido a sua propriedade emoliente. Mas o principal uso deste óleo é no tratamento de estrias! Com o uso contínuo, ele diminui visivelmente a aparência dessas marcas.
O óleo deve ser aplicado na pele afetada, massageando até total absorção. Aplicando duas vezes ao dia, os resultados devem ser notados entre quatro e oito semanas. Antes de usar, converse com um/a dermatologista sobre a aplicação do óleo de rosa mosqueta.
O ideal é utilizá-lo na forma 100% pura, pois alguns produtos podem conter compostos nocivos que prejudicam a saúde da pele do corpo e do rosto, como os parabenos.
Descarte
Lembre-se: após terminar de usar seu óleo de rosa mosqueta, a embalagem deve ser descartada corretamente. Se sua região não tiver coleta seletiva da prefeitura, junte o frasco de óleo de rosa mosqueta a outros recipientes e embalagens recicláveis e leve-os até o posto de reciclagem mais próximo da sua casa.