A rotulagem ambiental consiste nas declarações que constam nos rótulos de produtos, indicando seus atributos ambientais
A rotulagem ambiental consiste nas declarações que aparecem nos rótulos dos produtos, relevando seus atributos ambientais. Ela simboliza, ao mesmo tempo, um dos instrumentos mais importantes para a mudança de hábitos dos indivíduos e uma das armas mais perigosas para enganar o consumidor sobre o real impacto do produto que está prestes a consumir.
O aumento da consciência ambiental tem apresentado consequências nos mercados consumidores de produtos e serviços, havendo uma crescente demanda por informação, da parte dos consumidores, a respeito dos atributos ambientais. A rotulagem ambiental vem sendo implementada tanto em economias desenvolvidas quanto em emergentes, estimulando o potencial para uma melhoria contínua da qualidade ambiental dirigida pelas forças de mercado.
Devido à existência de um grande número de rótulos e selos ambientais no mercado e da necessidade do estabelecimento de padrões, foram criadas normas para a rotulagem pela Organização Internacional de Normalização (ISO).
Tipos de rotulagem ambiental
De acordo com a ISO, os rótulos ambientais podem ser de três tipos:
- I – Programas de Selo Verde: “estabelece os princípios e procedimentos para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental, incluindo a seleção de categorias de produtos, critérios ambientais e características funcionais dos produtos, e para avaliar e demonstrar sua conformidade”;
- II- Autodeclarações Ambientais: especifica os requisitos para autodeclarações ambientais, incluindo textos, símbolos e gráficos, no que se refere aos produtos. Ela descreve, ainda, termos selecionados usados comumente em declarações ambientais e fornece qualificações para seu uso”;
- III – Inclui avaliações de Ciclo de Vida: possui alto grau de complexidade devido à inclusão da ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida. A ferramenta ainda não está definitivamente consolidada sob ponto de vista técnico.
Importância da rotulagem ambiental
A rotulagem ambiental busca estimular a demanda por aqueles produtos que causem menores impactos ao meio ambiente, fomentando uma melhoria ambiental contínua dirigida pelas forças de mercado.
Rotulagem ambiental e greenwashing
Greenwashing consiste em qualquer ação de propaganda realizada pelas empresas para passar uma imagem de uma organização orientada para o ambiente, mesmo quando suas práticas mercadológicas sejam consideradas destrutivas. Embora haja registros de sua ocorrência desde a década de 1960, foi apenas a partir dos anos 1990 que o fenômeno começou a ser estudado de forma mais sistemática.
Ele pode ser praticado por empresas e indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos. De modo geral, o greenwashing possibilita uma distorção da realidade e altera a capacidade do indivíduo de fazer suas escolhas de forma autônoma.
Como se prevenir
Por isso, com atitudes simples, é possível se prevenir contra as estratégias e apelos do greenwashing.
Questione se a organização está apresentando uma solução pontual para determinada questão ambiental como, por exemplo, um produto cosmético que se diz natural, “ecológico” e preocupado com a preservação da natureza, mas que vem em uma embalagem plástica comum. Lembre-se que, quando falamos de qualidade de vida e de preservação ambiental, um processo depende do outro e nada está separado, portanto, o produto, por ser natural, não está livre de nos impactar negativamente com a sua embalagem plástica ocupando espaço por centenas de anos até ser degradado.
Verifique se a organização fornece algum meio de comunicação para localizar as evidências do marketing verde. Se não apresentar, esse é um ponto importante para perceber o greenwashing. Atenção para frases vagas e sem explicações, como: ecologicamente correto, protegendo a natureza, cuidando do ambiente, responsabilidade socioambiental, entre outras.