A rotulagem ambiental consiste nas declarações que aparecem nos rótulos dos produtos, relevando seus atributos ambientais. Ela simboliza, ao mesmo tempo, um dos instrumentos mais importantes para a mudança de hábitos dos indivíduos e uma das armas mais perigosas para enganar o consumidor sobre o real impacto do produto que está prestes a consumir.
O aumento da consciência ambiental tem apresentado consequências nos mercados consumidores de produtos e serviços, havendo uma crescente demanda por informação, da parte dos consumidores, a respeito dos atributos ambientais. A rotulagem ambiental vem sendo implementada tanto em economias desenvolvidas quanto em emergentes, estimulando o potencial para uma melhoria contínua da qualidade ambiental dirigida pelas forças de mercado.
Devido à existência de um grande número de rótulos e selos ambientais no mercado e da necessidade do estabelecimento de padrões, foram criadas normas para a rotulagem pela Organização Internacional de Normalização (ISO).
De acordo com a ISO, os rótulos ambientais podem ser de três tipos:
A rotulagem ambiental busca estimular a demanda por aqueles produtos que causem menores impactos ao meio ambiente, fomentando uma melhoria ambiental contínua dirigida pelas forças de mercado.
Greenwashing consiste em qualquer ação de propaganda realizada pelas empresas para passar uma imagem de uma organização orientada para o ambiente, mesmo quando suas práticas mercadológicas sejam consideradas destrutivas. Embora haja registros de sua ocorrência desde a década de 1960, foi apenas a partir dos anos 1990 que o fenômeno começou a ser estudado de forma mais sistemática.
Ele pode ser praticado por empresas e indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos. De modo geral, o greenwashing possibilita uma distorção da realidade e altera a capacidade do indivíduo de fazer suas escolhas de forma autônoma.
Por isso, com atitudes simples, é possível se prevenir contra as estratégias e apelos do greenwashing.
Questione se a organização está apresentando uma solução pontual para determinada questão ambiental como, por exemplo, um produto cosmético que se diz natural, “ecológico” e preocupado com a preservação da natureza, mas que vem em uma embalagem plástica comum. Lembre-se que, quando falamos de qualidade de vida e de preservação ambiental, um processo depende do outro e nada está separado, portanto, o produto, por ser natural, não está livre de nos impactar negativamente com a sua embalagem plástica ocupando espaço por centenas de anos até ser degradado.
Verifique se a organização fornece algum meio de comunicação para localizar as evidências do marketing verde. Se não apresentar, esse é um ponto importante para perceber o greenwashing. Atenção para frases vagas e sem explicações, como: ecologicamente correto, protegendo a natureza, cuidando do ambiente, responsabilidade socioambiental, entre outras.
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