Em Chicago, nos Estados Unidos, a prefeitura inaugurou o primeiro trecho da “rua mais sustentável dos Estados Unidos”. Localizada entre a avenida Blue Island e a estrada Cermak, a rua foi pavimentada com o chamado cimento catalítico, que limpa os gases de óxido de nitrogênio do ar.
O cimento realiza uma reação catalítica (mudança da velocidade de uma reação química) que é impulsionada por raios ultravioleta, removendo os gases que estão imediatamente acima do pavimento. Outra vantagem é que o cimento tem a capacidade de absorver a água das chuvas.
Segundo o Departamento de Transportes de Chicago, o pavimento foi construído de maneira sustentável, sendo composto por borracha de pneus, pavimentação asfáltica recuperada, entre outros materiais.
Dos materiais que não foram utilizados na obra, cerca de 60% foram reciclados. Os postes de sinalização para pedestres funcionam por meio de luzes solares ou pelo vento e os postes de iluminação possuem lâmpadas de LED.
O projeto contém um investimento total de US$ 14 milhões e está em sua primeira fase. A obra terá três quilômetros de extensão.
Com informações de PINIweb
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais