Rugas: sinais, tratamentos e prevenção

Compartilhar

As rugas são linhas que se formam na pele com o avanço da idade. Por isso, são consideradas um processo natural do envelhecimento humano. As regiões que têm maior contato com a luz solar também são aquelas que desenvolvem mais rugas, como o rosto, as mãos, o pescoço e os braços. Além da genética e da luz do sol, elas podem ser agravadas pelo uso do tabaco, falta de cuidados adequados com a derme e a poluição.

Quais os sinais de que tenho rugas?

Sabe quando você deita em uma superfície com textura por muito tempo e ao se levantar a pele está cheia de marcas? Bom, as rugas tem uma aparência semelhante a isso. Se a pele do seu corpo começar a apresentar linhas, então elas provavelmente estão surgindo. 

Você pode notar as rugas em vários locais do corpo, mas o lugar que costumam aparecer primeiro é o rosto. Afinal, os músculos faciais estão sempre em movimento, devido às expressões humanas, o que pode causar sobrecarga das células locais na produção de colágeno, consequentemente reduzindo a elasticidade do tecido. 

As rugas costumam aparecer na pele por volta dos 25 anos, quando o metabolismo humano começa a desacelerar e o organismo para de crescer e começa a envelhecer. No entanto, a faixa etária entre os 40 e os 55 anos é o momento em que o surgimento de rugas é mais comum. Até os 65 anos as linhas de expressão se tornam completamente proeminentes.

Qual a causa das rugas?

Como mencionado anteriormente, as rugas fazem parte de um processo natural para os seres humanos: o envelhecimento. A produção de células da pele e de colágeno é reduzida conforme a pessoa envelhece. Sendo assim, o tecido perde elasticidade e começa a se agrupar, formando pequenas linhas e dobraduras.

Apesar de serem características comuns do envelhecimento humano, as rugas são mais proeminentes em casos em que a pessoa não mantém um cuidado recorrente com a pele. Algumas das causas que agravam a aparência das linhas de expressão são:

Dano solar

O envelhecimento precoce pode ser causado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas do Sol. Além disso, esse tipo de contato também pode aumentar a quantidade de rugas que uma pessoa tem na fase idosa. 

Isso acontece porque a exposição aos raios UV quebra as fibras de colágeno da pele, o que resulta em uma produção anormal de elasticidade. Quando isso acontece, o corpo produz uma enzima chamada metaloproteinase, responsável pela recuperação de colágeno. Entretanto, esse processo causa perda de algumas fibras da substância, fazendo com que a reconstrução aconteça diversas vezes e crie rugas.

Protetor solar em pó: o que é, benefícios e como usar

Fumar

Uma pele saudável se regenera constantemente, o colágeno velho quebra e é eliminado do organismo, para que mais seja produzido. Estudos apontam que o hábito de fumar causa a redução da produção de colágeno, o que resulta no desenvolvimento de rugas

Pare de fumar brincando

Exposição a poluição

Os poluentes que contaminam o ar afetam a produção de colágeno no corpo. Existem três tipos comumente ligados ao surgimento precoce de rugas:

Partículas em suspensão: é uma mistura de partículas microscópicas, sólidas e líquidas, que inclui sujeira, poeira e fumaça;

Fuligem: uma partícula microscópica que se forma quando algo é queimado, pode ser gerada pelo exaustor de veículos ou pelo manufaturamento de fábricas;

Dióxido de nitrogênio: um gás que existe no meio ambiente e pode ser encontrado em veículos, fábricas, construções e em alguns equipamentos de jardinagem;

A poluição do ar nas megacidades

Maquiagem

A maquiagem pode causar envelhecimento precoce ou maior proeminência de rugas em idades avançadas. Mas isso só acontece quando o produto não é retirado de forma adequada do rosto, já que ele entope os poros e reduz a habilidade do corpo de produzir colágeno. 

Por isso é importante retirar a maquiagem do rosto no fim do dia, utilizando um removedor que não cause problemas ou irritações à pele. 

Maquiagem vencida faz mal? Conheça os riscos

Como tratar as rugas?

As rugas não precisam de tratamento, pois são uma característica normal do ser humano que não causa problemas à sua saúde. Porém, para pessoas que se sentem incomodadas com a aparência das linhas de expressão ou que enfrentam o envelhecimento precoce, é possível realizar procedimentos que suavizam as rugas.

  • Cremes anti-rugas com retinol e produtos de skincare que melhoram a hidratação da pele, além de aumentar a produção de colágeno;
  • Técnicas de rejuvenescimento da pele, como a microdermoabrasão (lixar a pele), dermoabrasão (raspar a pele) e os peelings químicos (dissolver a pele);
  • Rejuvenescimento de pele por laser que ajuda a diminuir as rugas faciais e as irregularidades da pele, causadas por danos solares ou acne;
  • Toxina botulínica tipo A (Botox®) é um tipo de terapia em que a substância é aplicada sobre a pele para impedir que os músculos se contraiam e criem rugas;
  • Preenchimentos feitos de ácido hialurônico para preencher ou levantar dobras ou rugas profundas;
  • Cirurgia de lifting facial para remover o excesso de pele e gordura do rosto e apertar as camadas de tecido para dar à pele um aspecto jovem.

É importante frisar que esses procedimentos têm efeitos colaterais e complicações que podem surgir se feitos de forma inadequada. Antes de realizá-los entre em contato com um profissional especializado, que entenda seu caso e possa prescrever o melhor tratamento. Os principais efeitos colaterais dessas terapias são:

  • Reações alérgicas
  • Inchaço
  • Formação de cicatrizes
  • Dor
  • Machucados

Como evitar o envelhecimento precoce e o excesso de rugas?

Algumas dicas para evitar o envelhecimento precoce e garantir uma pele mais macia o possível na vida idosa são:

Use protetor solar: evite a exposição excessiva aos raios solares, utilize protetor solar todos os dias, até mesmo naqueles em que o céu está nublado; 

Hidrate a pele com frequência: essa prática evita o ressecamento, que por sua vez, reduz os riscos de surgimento de rugas;

Pare de fumar: o fumo acelera o envelhecimento e produz rugas, que podem ser evitadas ao parar com a prática;

Beba menos álcool: essas bebidas ajudam a ressecar a pele, o que causa danos na pele com o tempo;

Tenha uma dieta balanceada: ter um cardápio rico em alimentos nutritivos, como frutas e vegetais, pode fortalecer a pele e evitar danos;

Limpe o rosto todos os dias: mesmo que seja com água e sabão, limpe seu rosto ao menos uma vez no dia — evite limpar muitas vezes, pois isso pode gerar mais oleosidade. Também é importante limpar o rosto depois de suar muito, pois o suor pode irritar a pele.

Hidratante: conheça 11 opções naturais
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais