O saco de pão é essencial para evitar mofo. Afinal, um pão embolorado é sinônimo de desperdício de dinheiro e alimentos. Para piorar, muitas vezes o mofo do pão contamina sacos feitos de plástico, inviabilizando o processo de reciclagem.
Como alternativa, o saco de celulose (feito com papel kraft, por exemplo) pode passar pela reciclagem caseira, por meio da compostagem doméstica, caso seja contaminado pelo mofo. O ideal, no entanto, é que o pão não fique mofado. Por isso, o material mais indicado é o linho, tecido de fibra natural fabricado a partir da planta Linum Usitatissimum.
O saco de pão feito de linho é totalmente sustentável. Isso porque o processo de produção desse tecido exige mínimo uso de água e pesticidas e aproveita todas as partes da planta, evitando desperdício. Além disso, quando não passa por tingimento, o linho é biodegradável. Para melhorar, o tecido é leve, mas resistente, e absorve a umidade sem favorecer a proliferação de bactérias.
O saco de linho também pode ser uma alternativa ao uso do plástico para pessoas que querem reduzir sua produção de lixo. Portanto, para contribuir com o movimento lixo zero, você pode usá-lo na padaria para buscar seu pão fresquinho.
E as vantagens não param por aí! O saco de pão de linho pode ser feito em casa e reutilizado quantas vezes for necessário. Aprenda como fazer no passo a passo a seguir.
A quantidade de espaço para o cordão varia dependendo do que é usado (fita ou corda de tecido torcido). Seu saco de pão de linho pode ser lavado com sabão neutro em um ciclo suave e pendurado para secar.
Use o seu saco de pão como preferir e evite o desperdício de comida!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais