A sacola de papel tem inúmeras vantagens como embalagem de presente. Além de ser uma opção sustentável e eco-friendly, sem plástico ou substâncias tóxicas em sua composição, ainda é acessível – é possível fazer uma sacola de papel com materiais que você já tem em casa. Sem contar o valor afetivo: ao fazer uma sacola de papel personalizada, com a sua cara, quem a recebe acaba ganhando dois presentes em um só.
A sacola de papel também pode ser reutilizada várias vezes, o que diminui ainda mais seu impacto no meio ambiente. Ao presentear alguém com uma sacola de papel personalizada, você exercita a criatividade, demonstra seu carinho e ainda ajuda o planeta. Por isso, a sacola de papel é a opção ideal para substituir embalagens prontas e sacos plásticos.
Existem quatro tipos de papel que você pode usar para fazer uma sacola linda e resistente:
Elegante, o papel kraft é um dos mais indicados para fazer sacola de papel, porque é resistente e mais durinho. Esse tipo de papel não passa pelo processo de branqueamento na fabricação. Por isso, ele mantém sua cor natural de madeira, o que confere charme e um toque de sofisticação ao produto final. É utilizado para os mais diversos fins em artesanato, por ser discreto, bonito e funcional, e pode ser encontrado em diversas gramaturas.
Fazer sacola de papel já é uma atitude consciente e ecológica. Mas, se você quer ser ainda mais eco-friendly, use o reciclato na confecção da sua sacola de papel! Ele é altamente resistente, com gramatura de 90 a 120 gramas.
O reciclato é composto de restos de papel offset e sulfite, e, por ser proveniente de reciclagem, possui tom amarronzado e textura áspera. É uma opção elegante e sustentável.
O papel sulfite também é uma excelente opção para fazer sacola de papel, porque é de fácil manuseio e pode ser encontrado em várias cores. Não é tão resistente quanto o papel kraft, mas, para presentes mais leves, é ideal para fazer sacola de papel. É muito acessível e pode ser encontrado em qualquer papelaria ou supermercado – inclusive, é bem provável que você tenha um pacote de papel sulfite guardado em algum lugar na sua casa.
Se você está procurando como fazer sacola de papel para embalar presentes mais pesados, este é o tipo ideal. O papel cartão é mais duro que a cartolina, porque é encontrado somente em gramaturas de 180 a 240 gramas, mais altas que as dos papéis anteriores. Além disso, você pode usar papel cartão de várias cores, o que torna mais fácil personalizar sua sacola e deixá-la cheia de personalidade.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais