O cloreto de sódio, também conhecido como sal de cozinha, é o sal que utilizamos em nosso dia a dia para salgar alimentos preparados de forma artesanal ou processados. Trata-se de uma substância obtida a partir da evaporação da água do mar, seguida por um processo de adição de iodo. Além de ser utilizado para salgar os alimentos, o cloreto de sódio pode ser usado em diversas situações.
O sal desempenhou um importante papel na situação socioeconômica mundial. Inicialmente, ele era considerado um artigo de luxo, até mesmo guerras foram realizadas por causa de sua posse. Em algumas regiões da África Ocidental, o sal ainda continua sendo disponível apenas para os ricos.
Um aspecto interessante é que nos tempos imperiais, os exércitos romanos pagavam seus soldados com um saquinho de sal, chamado de salarium que, com o tempo, foi convertido em um certo valor em moedas. Essa prática foi responsável por originar o termo “salário”, o qual usamos até hoje para designar o pagamento do empregador ao empregado.
Existem duas formas básicas de obtenção do sal de cozinha. Geralmente, ele é extraído por meio de sua dissolução em água. Essa técnica é especialmente empregada nos Estados Unidos (que é responsável por cerca de 23% da produção mundial de sal e é o maior produtor do mundo) e nos países da Europa.
Em países tropicais, a técnica empregada para a obtenção do sal é a evaporação e cristalização da água do mar, o que corresponde a apenas 10% do sal produzido mundialmente. A água do mar possui vários sais dissolvidos e o principal é o NaCl, com cerca de 3,5% em massa. Isso significa que, em média, existem 35 gramas de NaCl dissolvido em cada litro de água.
O sal comum cristaliza-se antes dos outros sais dissolvidos na água, o que facilita a sua separação. Essa pode ser feita mecanicamente ou manualmente.
A mistura de água com sal de cozinha evita que maçãs e peras descascadas fiquem com aquela coloração marrom desagradável. Uma pitada de sal no queijo estende a sua vida útil dentro da geladeira e uma pitadinha menor ainda evita a formação de cristais de gelo em bolos.
Uma mistura de sal de cozinha com vinagre pode ser utilizada para retirar o cheiro de alho e cebola da mão. Além disso, essa solução pode facilitar o descasque desses ingredientes.
Uma solução de sal de cozinha e água quente ajuda a tratar úlceras e abscessos na boca. Gargarejar um pouco mais alivia a dor de garganta. Picadas de mosquitos e irritação por hera venenosa podem ser tratados com uma mistura de sal e azeite de oliva.
Uma solução de água e sal de cozinha pode aumentar a vida útil de uma escova de dente. Para isso, mergulhe a escova de dente na mistura antes de utilizá-la pela primeira vez.
Na jardinagem, o sal de cozinha pode fazer as flores ficarem frescas por mais tempo. Essa substância ajuda até flores artificiais: o sal endurece na água gelada, assim as flores ficarão bonitas sempre.
Uma pasta feita com sal de cozinha e óleo vegetal pode ser utilizada para retirar anéis d’água de móveis de madeira.
Uma mistura de água gaseificada e sal de cozinha pode servir para limpar e desodorizar o interior da sua geladeira.
Uma solução de água quente e sal de cozinha pode ser utilizada para desodorizar e impedir que a gordura se acumule nas paredes do cano.
Latão e cobre podem ser limpos misturando farinha, sal de cozinha e vinagre. Para eliminar gordura em frigideiras, uma boa pitada de sal e papéis toalha resolvem o problema. Sal e sabão também eliminam marcas de chá e de café em copos.
Lavar tapetes de fibra e cortinas coloridas com água salgada traz mais vivacidade às cores. Tapetes desbotados ficam novos depois de esfregados com um pano molhado com água e sal de cozinha.
Manchas de suor saem facilmente de roupas quando lavadas em uma mistura de quatro colheres de sopa de sal de cozinha para cada litro de água. Para manchas de sangue, basta mergulhar o tecido em água salgada fria, depois lavá-lo em água morna com sabão.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais