Salmonella é um gênero de bactérias patogênicas transmitidas por meio de alimentos contaminados. São bactérias do tipo bacilo consideradas um problema de saúde pública significativo no mundo inteiro. Elas se hospedam no humano e dos animais.
As infecções por Salmonella são altamente contagiosas, sendo chamadas de salmonelose. O contato com pessoas infectadas e animais, alimentos e objetos contaminados por Salmonella pode levar a uma infecção.
As bactérias do gênero Salmonella causam infecção por transmissão via fecal-oral. Isso acontece quando comida, água ou objetos sujos de fezes humana ou animal, entram em contato com a boca.
A carne crua pode transportar bactérias fecais que estavam presentes no animal antes de ser abatido. Ovos de aves contaminadas também podem transportar bactérias Salmonella. Comer ovos crus, em particular, aumenta o risco de infecção por Salmonella.
Frutas e legumes não lavados também podem transportar bactérias fecais. As bactérias podem infectar frutas e vegetais através de fertilizantes ou água contaminada. As bactérias também podem vir das fezes de animais depositadas perto de onde as frutas ou legumes foram cultivados.
A salmonelose é muito contagiosa. Ela pode ser transmitida por alguém que a contraiu, mesmo que não esteja apresentando nenhum sintoma ou tenha sido submetido a um tratamento antibiótico bem-sucedido. O contato com a saliva de alguém portador da bactéria pode transmiti-la. Beijos e contato sexual em que há exposição a bactérias fecais, como no caso do sexo anal, também pode aumentar a vulnerabilidade às bactérias desse gênero.
Compartilhar itens contaminados por Salmonella também pode gerar uma infecção. Os itens mais comuns incluem:
Colocar na boca um objeto tocado por alguém com uma infecção ativa também pode transmitir a salmonelose.
Os sintomas de salmonelose geralmente duram cerca de quatro a sete dias. Uma pessoa ainda pode transmitir a bactéria por várias semanas após o desaparecimento dos sintomas e até vários meses depois.
O Departamento de Saúde de Dakota do Norte observa que cerca de 1% dos adultos e 5% dos bebês que contraem Salmonella ainda têm vestígios da bactéria nas fezes por um ano ou mais. A maioria das bactérias Salmonella vive em superfícies secas por até quatro horas antes de não serem mais infecciosas. Mas a taxa de sobrevivência de Salmonella também depende da espécie. Um estudo descobriu que a especie Salmonella enteritidis pode sobreviver por quatro dias em quantidades altas o suficiente para causar uma infecção.
A melhor maneira de prevenir a salmonelose é tomar medidas para minimizar sua exposição às bactérias Salmonella. Essas dicas também evitarão transmitir salmonelose a outras pessoas:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais