O salsão ou aipo (Apium graveolens) é uma planta aromática comestível da família das apiáceas. Ela possui diversas propriedades terapêuticas e pode ser utilizada em receitas de saladas, sopas, suco verde, ou até comida pura. Todas as partes vegetativas podem ser consumidas: a raiz, o caule e as folhas.
A sua raiz em geral é utilizada para preparar sopas e caldos; o caule, por ser levemente crocante, vai muito bem em saladas e receitas mais complexas, além de ser usado para enfeitar o coquetel Bloody Mary, famoso nos Estados Unidos.
Já as folhas funcionam como tempero e têm um gosto parecido com o da salsa, pois ambos os vegetais contêm apiol. Apiol é um óleo volátil com propriedades hepatoprotetoras e antioxidantes, muito utilizado para perturbações menstruais.
O salsão é rico em flavonoides, água, ferro, potássio, fósforo, cálcio, sódio, vitamina B e vitamina C, e proporciona muitos benefícios para a saúde.
O consumo do vegetal fortalece o sistema imunológico e o metabolismo, ao mesmo tempo que ajuda a eliminar toxinas acumuladas, combatendo o inchaço.
Por isso, o salsão é um aliado em dietas de emagrecimento, pois contém poucas calorias e muitas fibras, o que aumenta a sensação de saciedade.
Além de diurético, ele também ajuda a controlar as taxas de colesterol e de ácido úrico, cujo excesso será mais facilmente eliminado através do xixi.
O alimento estimula a secreção do ácido biliar, que é o principal mecanismo para a eliminação do colesterol ruim. A grande quantidade de água e as fibras presentes no alimento ajudam a digestão e evitam gases e prisão de ventre. Vale lembrar que ele pode fazer mal para quem sofre de diarreia, já que é laxativo.
Já o apiol faz com que o salsão possa ser usado para combater catarro, rouquidão e frieiras, além de fortalecer as células contra a ação dos radicais livres.
Comer salsão cru e inteiro ajuda a reduzir a pressão arterial alta e atua como um tônico protetor para o fígado.
Adicione uma xícara (de chá) de água fervente a meia colher de chá de salsão picado. Não ferva! Deixe a mistura descansar por 8 a 10 horas.
O ideal é fazer isso durante a noite. Depois, beba uma colher de sopa de líquido quatro vezes por dia. Recomenda-se fazer o tratamento por 27 dias seguidos.
Coloque uma colher de sopa da raiz de salsão fresca em duas xícaras de água fervente e deixe em infusão por 4 horas. Use um recipiente vedado.
Coe a mistura e tome 2 colheres de sopa de 3 a 4 vezes ao dia, sempre 30 minutos antes das refeições. Isso alivia os sintomas de reumatismo, gota e a dor nas juntas causada pelo excesso de ácido úrico.
Coloque ⅛ de xícara de raiz de salsão em 4 xícaras de água pré-fervida e gelada. Deixe em infusão por 8 horas e depois coe. Tome uma colher de chá três vezes ao dia.
Esprema o suco de uma raiz de salsão fresco. Tome uma a duas colheres de chá três vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.
O salsão previne a acidez do corpo, de modo que o seu consumo regular irá ajudar a manter o pH corporal balanceado.
Passe algumas folhas ou talos de salsão pela centrífuga e tome o suco concentrado quando necessário.
Faça um suco concentrado de salsão (com a centrífuga ou no liquidificador) e tome este suco detox com uma colher de mel diariamente.
Faça gargarejos com o chá de salsão.
Amasse as folhas de salsão até formar uma pasta (um pilão pode ajudar). Aplique a pasta nas frieiras três vezes ao dia até que desapareçam.
Na hora de escolher qual pé de salsão levar para casa, é importante saber que quanto mais escura for a cor do vegetal, mais forte será o seu sabor.
Note que os melhores efeitos são obtidos através da planta em infusão ou cozido, que é um modo de preservar o sabor original e até 99% dos nutrientes. Outra forma eficaz de conservação é cortar o salsão ainda fresco em pedaços pequenos e congelar.
Fazer receitas com salsão é uma ótima forma de adicionar os nutrientes do vegetal à dieta do dia a dia. O alimento é muito saboroso e combina com peixes, vegetais e é ótimo para incrementar o sabor em receitas veganas.
Lave os ramos de salsão, corte em pedaços e coloque na saladeira. Corte as uvas ao meio e adicione, junto com as uvas-passas. Descasque a tangerina e adicione os gomos cortados.
Coloque as azeitonas, tempere a salada, regue com um pouco de azeite e adicione o suco de meio limão. Sirva em seguida.
Apesar de trazer tantos benefícios à saúde, o consumo de salsão também pode causar reações adversas, como todo alimento.
Pessoas que possuem alergia ao pólen de bétula e artemísia podem desenvolver reações alérgicas ao aipo, como coceira, erupção cutânea, inchaço da língua, boca, garganta e rosto, tontura, perturbação estomacal e até mesmo uma reação anafilática.
Além disso, ele também contém furanocumarinas, um composto que pode causar fotossensibilidade na pele. Isso é mais comum em agricultores e pessoas que manuseiam uma grande quantidade do alimento. No entanto, há relatos de pessoas que tomaram sopa de salsão e depois saíram no sol e sofreram queimaduras solares.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais