Salvia sclareia é uma planta pertencente à família Lamiaceae, que abrange mais de mil espécies diferentes. Oriunda da Europa e da Ásia ocidental, a Salvia sclareia, conhecida popularmente como sálvia ou sálvia esclareia, é muito presente na cozinha. Por isso ela é utilizada como tempero, erva medicinal e consumida na forma de chá.
Além disso, a planta é utilizada como planta ornamental. Seu nome “salvia” vem do latim “salvare” ou “salveo“, que significa “salvar”, fazendo jus à fama de “curar tudo” que a sálvia possui.
Seu óleo essencial concentra propriedades que apresentam uma série de benefícios para a saúde física e emocional. Seus benefícios já eram conhecidos na antiguidade romana, grega e egípcia. Sendo conhecida por estes dois últimos por ter a propriedade de trazer a fertilidade; e sua existência foi citada por Plínio Dioscórides.
O nome “esclareia” vem do latim e significa “claro”. Na Idade Média, a Salvia esclareia era conhecida como “oculus Christi”, ou seja, “o olho de Cristo”. No passado, havia a crença de que beber o seu chá poderia clarear a mente e a vista. Assim, ajudando as pessoas a entenderem o que acontecia em sua volta ou o que poderia acontecer no futuro.
A Salvia sclareia tem sido muito cultivada para a produção de seu óleo essencial. Através da extração por destilação a vapor, as propriedades da sálvia – muito semelhantes às do óleo da sálvia comum (Salvia officinalis) – se concentram em pequenas quantidades. Mas a principal diferença entre os dois óleos essenciais, da Salvia sclareia e da sálvia comum, é que o primeiro é muito mais seguro. Isso pois contém menos tuiona, sendo menos tóxico.
Inalar o óleo essencial de Salvia sclareia antes de se deitar produz efeitos significativos. Ele pode gerar sonhos nítidos e intensos, ajudando as pessoas a revelarem ou trabalharem questões emocionais. Ao despertar, ela pode provocar ainda um estado mental de euforia.
As propriedades medicinais do óleo essencial de sálvia esclareia são muitas:
O óleo essencial de Salvia sclareia é especialmente indicado para:
Além disso, é uma das melhores opções para ser usada no momento do parto.
Adicionada a um óleo de massagem neutro, como o óleo de amêndoas, óleo de coco, óleo de semente de uva, entre outros, a sálvia esclareia relaxa os músculos. Sua ação relaxante pode reduzir espasmos musculares e reduzir a pressão arterial. É ainda especialmente útil para problemas como cólicas menstruais. Além de ter se estabelecido como um dos melhores remédios para os “calorões” da menopausa.
Se o uso for oral, adicione uma a duas gotas de óleo essencial de Salvia em uma colher de óleo de coco. Assim é possível tratar problemas menstruais.
Se for uso tópico, aplique uma proporção de 1% de óleo essencial de Salvia sclareia para 99% de creme carreador ou óleo vegetal no baixo ventre. Esses óleos podem ser óleo de amêndoas, de coco, de semente de uva, etc.
Além disso, o óleo também pode ser usado para aromatização de ambientes dentro da aromaterapia.
Duas gotas de óleo essencial de Salvia num algodão; fazendo ciclos de inalação três vezes ao dia podem ser aplicados para tratar:
Mas atenção: o uso de óleo essencial de Salvia sclareia não é recomendado para gestantes, pessoas que amamentam, bebês e crianças. O mesmo para pessoas com casos de mastite mamária ou cânceres hormonais.
Assim como qualquer óleo, o óleo de Salvia sclareia pode causar efeitos colaterais, incluindo dores de cabeça e reações alérgicas. Use com cuidado e sob a supervisão de um profissional.
Dê preferência a um óleo 100% puro e natural e mantenha-o longe do alcance de crianças e animais.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais