Apesar de precisar de investimento inicial alto, o fusca elétrico está valendo mais a pena que modelos de carros elétricos disponíveis no mercado
Se os carros elétricos, apesar de poluírem menos que os veículos tradicionais, ainda não podem ser adquiridos pela maioria da população devido ao fator econômico, o engenheiro paraguaio Mario Vernazza, deu um jeito. O jovem de 25 anos adaptou um fusca antigo para se tornar elétrico, a partir da coleta de peças simples.
Bastou o gasto de U$ 15 mil com peças e testes e o “fuscão” 85 se transformou em um veículo elétrico. Com 12 baterias de 170 amperes e oito volts, capazes de mover o veículo a 120 km/h, o carregamento completo em uma tomada convencional varia entre oito e dez horas.
Para fazer o comparativo de gastos, Vernazza observou sua conta de luz. De acordo com entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o paraguaio conta que seus gastos subiram o equivalente a R$ 35 ao percorrer cerca de 800 km em um mês. Desse modo, para rodar 100 km, o proprietário do fusca elétrico gasta R$ 3,50.