O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a todos que pratiquem hábitos e estilos de vida saudáveis para marcar o Dia Internacional da Ioga, em 21 de junho.
Em comunicado, Ban disse que “todos devem assumir o compromisso de união com os seres humanos, sem se importar com raça, religião, idade, gênero ou orientação sexual”.
O chefe da ONU afirmou que a Ioga “é uma antiga prática espiritual, mental e física que teve origem na Índia e é vista no mundo inteiro”. Ele declarou que a palavra “Ioga” vem do sânscrito e significa juntar, unir, simbolizando a união do “corpo e da consciência”.
Segundo Ban, a Ioga equilibra o corpo e a alma, a saúde física e o bem-estar mental. Ela promove a harmonia com a natureza, entre as pessoas e entre os próprios praticantes.
O secretário-geral disse que este ano, o Dia Internacional da Ioga tem como foco o importante papel que uma vida saudável tem no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados por todos os 193 Estados-membros da ONU em setembro de 2015.
Como exercício físico, Ban explicou que a Ioga tem vários benefícios. O sedentarismo está ligado a várias doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas do coração. Todas elas estão entre as principais causas de morte no mundo.
Para Ban, “ao melhorar a condição física, ao ensinar como respirar corretamente e a reduzir o estresse, a Ioga pode ajudar a todos a cultivar estilos de vida saudáveis”.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais