O selo verde é uma certificação indicadora de produtos e serviços que causam o menor impacto ambiental possível
Com o objetivo de indicar produtos mais sustentáveis, o selo verde é uma rotulagem ambiental que algumas empresas adquirem como forma de mostrar seu compromisso com o meio ambiente. Assim, é possível identificar quais produtos ou serviços possuem um impacto ambiental menor em toda sua cadeia produtiva.
Como surgiu o selo verde?
A partir da década de 70, as questões ambientais ganharam mais destaque devido aos padrões de produção e consumo exagerados, bem como o uso de recursos naturais de forma descontrolada. Dessa forma, a preocupação com o meio ambiente alavancou-se, resultando na mobilização ambiental e em conferências globais sobre sustentabilidade e o futuro do planeta.
Nessa perspectiva, consumidores começaram a assumir uma postura mais ecológica e sustentável no momento de escolher seus produtos. Por isso, muitas empresas adquiriram selos ambientais, como o selo verde. Ele é um tipo de rotulagem ambiental e serve, principalmente, como uma certificação para identificar produtos que causam menos impactos ambientais em comparação aos seus equivalentes, demonstrando a responsabilidade que a empresa assume nos seus processos produtivos.
Qual objetivo do selo verde?
As exigências ambientais internacionais, como a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), estimularam a criação de programas de rotulagem ambiental. Um dos seus principais objetivos é contribuir para a redução do consumo de produtos poluentes, bem como estimular a compra de produtos ambientalmente corretos.
Dessa maneira, quando bem utilizado, o selo verde é um contribuinte para o desenvolvimento sustentável e um estilo de vida ecologicamente correto, como o consumo de produtos recicláveis, orgânicos e com uso racional de recursos naturais.
Quais os benefícios do selo verde?
O selo verde ajuda a sociedade a assumir melhores práticas ambientais. Mas, como a empresa pode utilizar o selo verde? De acordo com um artigo publicado no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep), a aquisição do selo em seus produtos torna a empresa mais atraente e competitiva por mostrar a preocupação com o meio ambiente. Assim, a gestão ambiental nas instituições torna-se algo urgente, essencial e eficaz, valorizando a imagem da organização e contribuindo para escolhas mais sustentáveis.
O que é preciso para obter o selo verde?
Com o aumento de selos verdes, foi necessário estabelecer normas e um sistema internacional confiável de orientações, organizado pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Essa organização criou uma série chamada ISO 14000, em que seus certificados declaram a responsabilidade ambiental da empresa.
No Brasil, o Selo Qualidade Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas, existente desde 1993, segue os padrões da ISO 14000 e é coordenado pela ABNT, em que dez categorias de produtos foram considerados prioridade para a certificação: papel, calçados, eletrodomésticos, cosméticos, aerossóis livres de CFC, baterias de automóveis, detergentes, lâmpadas, móveis de madeira e embalagens.
Para obter o selo verde da ABNT, é necessário seguir os critérios exigidos de acordo com o produto ou serviço oferecido, além de pagar pelo processo de certificação. Assim, a Associação avalia a compatibilidade dos produtos com os critérios estabelecidos e, em seguida, um comitê técnico avalia se o selo pode ser atribuído ao produto.
Além disso, o crescimento avançado de selos verdes no País causou um aumento no número de certificadoras ambientais independentes, como o da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e do Instituto Biodinâmico (IBD), que também podem oferecer rotulagens ambientais.
Greenwashing e selo verde
Apesar do selo verde e outras rotulagens ambientais apresentarem empresas que demonstram se preocupar com o meio ambiente, muitas instituições podem usá-los como uma propaganda enganosa para dizer que seus produtos são sustentáveis, mesmo que não sejam. Essa prática é conhecida como greenwashing e pode causar danos ambientais em todas as áreas da indústria.
Portanto, é importante atentar-se às escolhas que as empresas fazem e se elas realmente promovem o consumo consciente e sustentável.