A Embaixada da Suécia, em parceria com o Business Sweden e o CISB – Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, está realizando a 4ª Semana de Inovação Suécia-Brasil. Entre 3 e 6 de novembro ocorreram eventos em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e, entre 9 e 13 de novembro, estão programadas palestras em São Paulo, São Bernardo do Campo, Curitiba, Porto Alegre e São José dos Campos.
A segunda semana de eventos focará em atividades relacionadas a aeronáutica, digitalização e cidades sustentáveis. Em Porto Alegre e em São Paulo serão realizados seminários sobre colaboração em segurança de trânsito e veículos autônomos, nos dias 11 e 12, respectivamente. Também em São Paulo, no dia 12, o evento abordará a digitalização para inovação da sociedade. Aproveitando a avançada parceria entre os países em aeronáutica, o CISB organizará, ao longo da semana, uma série de seminários sobre o tema em São José dos Campos e São Bernardo do Campo. Já em Curitiba, o CISB promove um seminário sobre Cidades Sustentáveis, uma das áreas de maior competência do governo sueco.
No dia 13 de novembro, a Swedcham – Câmara de Comércio Sueco-Brasileira, realizará um seminário sobre Responsabilidade Social Corporativa das empresas suecas. O objetivo é reunir os parceiros para discutir as oportunidades e como a experiência sueca pode ajudar as empresas brasileiras.
Os eventos contarão com a presença de autoridades do governo e representantes de setores industriais suecos como mineração, digitalização e aeronáutica, além de tratar de políticas da inovação e sustentabilidade urbana, temas de expertise do país escandinavo. A edição deste ano marca uma nova era de cooperação bilateral, com o propósito de fortalecer e ampliar ainda mais a parceria estratégica entre os dois países, iniciada em 2009.
A Suécia é um dos países percussores no desenvolvimento do conceito de Cidades Inteligentes. Há mais de 20 anos, questões como inovação para mobilidade sustentável e eficiência energética são pautas de discussão e estudo no país — assuntos de grande necessidade de avanço no Brasil, diante do crescimento dos centros urbanos e da busca pela gestão dos serviços e da infraestrutura, sobretudo de maneira sustentável.
Globalmente, o mercado que desenvolve tecnologias para a construção das Smart Cities deve crescer e chegar em US$ 1 trilhão até 2016, segundo pesquisa da Pike Research. Neste cenário, um consórcio de interessados suecos e brasileiros está promovendo a inovação desse sistema, combinando a tecnologia da informação com redes inteligentes para desenvolver eletro-mobilidade, serviços de energia eficiente e transporte de baixa emissão de carbono voltado para o desenvolvimento urbano sustentável e criação de oportunidades de repensar o desenvolvimento das cidades. A colaboração entre os dois países visa firmar o compromisso bilateral de desenvolvimento da inovação para a sustentabilidade.
Para mais informações sobre a 4ª Semana de Inovação Suécia-Brasil veja o site
www.inovacaosueciabrasil.com
São Paulo
• 12/11/2015 – Quinta-feira
Evento: Digitalization as a transformational force for innovating society
Onde: Plug Coworking
Endereço: Av. Nova Independência, 1064 – Brooklin Paulista, São Paulo
Horário: 13h30 –18h
São José dos Campos
• 11/11/2015 – Quarta-feira
Portfolio do Projeto da Aeronáutica
http://cisb.org.br/annualmeeting/ProjectMeetings_Aeronautics.html
• 12/11/2015 – Quinta-feira
Evento: 3° Workshop Brasil-Suécia em Aeronáutica e Defesa
Onde: Parque Tecnológico de São José dos Campos
Endereço: Avenida Doutor Altino Bondensan, 500 – Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos, SP
Horário: 9h – 18h30
http://cisb.org.br/annualmeeting/workshop_BSWAD.html
• 13/11/2015 – Sexta-feira
Visita de Estudo: Akaer Engenharia e Parque Tecnológico
http://cisb.org.br/annualmeeting/StudyVisits_Akaer.html
Fonte: Inovação Suécia Brasil
Veja também:
–Comunicação, marketing e inovação são as chaves para “Seu Mundo Sustentável”
–Conheça as inovações do aeroporto mais sustentável do mundo
–Desenvolvimento sustentável ainda está distante de ser realidade
–Questionamento popular e pressão política para se chegar ao desenvolvimento sustentável nas cidades
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais