A abóbora (Cucurbita sp.) é um alimento que fornece muitos benefícios para a saúde, podendo ser utilizada na preparação de diversos pratos, como doces, tortas e sopas. Isso acontece porque ela é rica em vitaminas e tem baixo teor calórico.
No entanto, geralmente nos desfazemos da parte mais rica do alimento: a semente! A semente de abóbora é fonte de diversos nutrientes e pode ser inserida na dieta de diferentes formas: crua, cozida ou frita, todas saborosas e nutritivas.
A semente de abóbora apresenta grande quantidade de compostos bioativos. Essas substâncias são capazes de fornecer vários benefícios à saúde, prevenindo certas doenças ou simplesmente melhorando o funcionamento do nosso organismo. Veja sete motivos para incluir a semente de abóbora em sua dieta e consumi-la regularmente:
De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, ao consumir 100 gramas de semente da abóbora (torrada e salgada), você está ingerindo mais de 18 gramas de proteínas, 18,4 gramas de fibras e cerca de 446 calorias (kcal), além de várias vitaminas e minerais importantes, como zinco, magnésio, ferro e fósforo. Se a quantidade de calorias te pareceu alta, lembre-se de que 100 gramas é muita semente de abóbora e você dificilmente vai comer tudo isso de uma só vez.
O magnésio é um mineral vital para o organismo, sendo o segundo mais importante para o corpo humano (logo depois do potássio), pois atua na contração e relaxamento dos músculos, no controle dos níveis de glicemia e de pressão sanguínea, no fornecimento de energia, e também na produção de proteínas. Saiba mais na matéria “Magnésio: para que serve?“
As mesmas 100 gramas de semente de abóbora contêm 262 mg de magnésio, mais da metade do total sugerido que um adulto consuma por dia.
Assim como o magnésio, o potássio é um mineral essencial para ajudar a manter um bom funcionamento do organismo, sendo o principal responsável na luta contra a hipertensão. Além disso, ele auxilia na redução da ocorrência de pedras nos rins e na perda de massa óssea.
É sugerido que adultos consumam pelo menos 4.700 mg de potássio por dia, mas a maioria das pessoas ingere metade desse total. A semente de abóbora fornece, a cada 100 gramas, cerca de 919 mg de potássio, considerando que uma banana de tamanho médio – estimada por ser uma das melhores fontes do mineral, oferece 422 mg.
O zinco é o responsável por proteger e combater um grande número de doenças que podem se instalar no nosso organismo. O Instituto Nacional de Saúde recomenda a ingestão de 8 mg de zinco por dia para uma mulher adulta, e 100 gramas de semente de abóbora possuem 10 mg.
Pesquisas mostram que as propriedades da semente de abóbora e do óleo extraído das mesmas são benéficas para a saúde da próstata, assim como para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB, conhecida como o aumento na próstata). A semente contêm componentes conhecidos como fitosterois, que previnem a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, a causadora do aumento da próstata.
A semente de abóbora melhora o seu humor naturalmente e pode ser eficaz até mesmo contra a depressão, além de que, quando ingerida algumas horas antes de ir para a cama, o triptófano presente nas mesmas ajuda a ter uma boa noite de sono.
A semente de abóbora é inigualável em seus níveis de antioxidantes. O alimento possui várias formas de vitamina E, assim como uma mistura diversa de antioxidantes não encontrados facilmente em qualquer outro alimento. Por isso ela é tão especial!
Além de atuar como vermífugo, ajudando a paralisar vermes e expeli-los do organismo devido aos fitoesterois encontrados na semente, ela também têm eficácia comprovada como redutora do colesterol ruim (o LDL).
Cerca de 120 gramas à 206 gramas de semente de abóbora por dia é o suficiente em termos nutricionais. Existem várias maneiras possíveis para consumir a semente de abóbora; por exemplo, torrar a semente e colocá-la inteira na salada ou comê-la com frutas, triturar e colocá-la em sopas e cereais ou até mesmo fazer molhos para saladas. Assim, é possível utilizar a semente de abóbora e aproveitar sua riqueza nutricional de diversas formas no dia a dia.
Outro forma de obter esses benefícios é pela extração do óleo da semente de abóbora. Entre os componentes naturais que nosso corpo necessita, o óleo de semente abóbora possui zinco, triptofano, potássio, fitosteróis e magnésio. Para saber mais detalhes sobre o óleo de semente abóbora leia a matéria “Óleo de semente de abóbora tem benefícios imperdíveis“.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais