Ter um senso de propósito significa encontrar um objetivo na vida, um tipo de motivação intrínseca que impulsiona o indivíduo. Esse senso motiva o indivíduo a seguir em direção de seu objetivo e o ajuda a ter em mente o que deseja de sua vida.
Especialistas acreditam que o propósito pode ser definido em dois modos diferentes. O primeiro, sendo o conteúdo ou caráter de seus objetivos de vida, como ter o objetivo de “ajudar os outros” em vida. Por outro lado, o propósito é algo a ser sentido, algo que não é concreto e não está atrelado a um objetivo definido, mas que ainda proporciona motivação.
No entanto, o senso de propósito é mais do que uma motivação. De fato, especialistas acreditam que ele é composto por três partes essenciais.
Os três componentes do senso de propósito são:
Ter um objetivo é o primeiro passo para alcançar algo. Porém, ter um senso de propósito vai além de um desejo supérfluo e, como é algo a ser encontrado ao longo termo, mantém o indivíduo motivado por mais tempo.
Por isso, encontrar um senso de propósito pode ser um método de encontrar a calma e a serenidade no dia a dia. Com ele, o indivíduo já tem certeza do que quer alcançar e, por isso, é mais focado e motivado a continuar, independentemente das desavenças que encontra no caminho.
Ele abrange a perspectiva do indivíduo, providenciando uma visão maior de seus objetivos e do caminho a ser percorrido para alcançar seus objetivos. Além disso, é possível criar um senso de pertencimento a partir disso, em que o indivíduo acredita fazer parte de algo maior.
Diversas pesquisas com o objetivo de entender melhor o conceito de senso de propósito conseguiram listar diversos benefícios que podem ser associados à essa motivação. Mentais ou físicos, acredita-se que os benefícios dessa motivação extra podem ter um impacto positivo na vida de uma pessoa.
Uma pesquisa realizada por profissionais da Washington University, por exemplo, comprovou que pessoas que possuem um senso de propósito podem alcançar um melhor funcionamento cognitivo e uma maior longevidade. Isso se deve ao fato de que a inspiração por trás do propósito faz com que os indivíduos ajam de forma diferente.
Eles são mais propensos a usar fio dental, fazer exercícios e ir ao médico, porque, de acordo com especialistas, eles têm algo para viver. Adicionalmente, manter um senso de propósito já foi associado a baixos níveis de estresse, que ajuda na saúde em geral.
Existem diversos tipos de propósito capazes de inspirar uma pessoa. Entretanto, acredita-se que um objetivo em comum pode ser mais benéfico que outros.
De acordo com uma pesquisa, jovens adultos com um propósito mais “pró social” – voltado para ajudar os outros – experimentam maior crescimento pessoal, integridade e saúde mais tarde na idade adulta. Este resultado foi confirmado através de um outro estudo de 2019, em que pesquisadores descobriram um bem-estar significativamente maior entre as pessoas envolvidas na busca de objetivos além do ego, em comparação com aquelas que buscavam outros tipos de objetivos.
Por isso, o senso de propósito é muitas vezes associado a um objetivo maior que o individual. Ele é visionado por uma porção filantrópica da população, que busca o bem-estar do outro, mas que acaba obtendo benefícios próprios ao longo de sua busca.
Isso é um resultado direto dos benefícios do altruísmo, que já comprovaram que atos de bondade e generosidade possuem a capacidade de melhorar os sentimentos de confiança, controle, felicidade e otimismo.
De acordo com Patrick Hill, PhD, professor associado de ciências psicológicas e cerebrais na Washington University, que estuda o propósito, existem métodos para encontrar um senso de propósito. Confira:
Finalmente, Hill reforça que o mais importante nessa busca é lembrar que você não está sozinho. Ninguém nasce com um senso de propósito consolidado. Ele é algo criado a partir de experiências e, também, com o auxílio do próximo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais