A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) adotou, em 6 de março, novo padrão para emissões de dióxido de carbono das aeronaves. A medida visa a conter o impacto das emissões de gases do efeito estufa gerados pelos aviões sobre o clima global.
De acordo com o órgão da ONU, a novidade será aplicada para novos designs de jatos e aviões planejados a partir de 2020 e para aparelhos que já estarão em produção a partir de 2023.
“Mais uma vez, a aviação civil internacional tomou uma decisão pioneira para diminuir os impactos do setor no clima global”, afirmou o presidente do Conselho da ICAO, Olumuyiwa Aliu.
Já o secretário-geral da agência, Fang Liu, acredita que a decisão “histórica coloca o setor de transportes aéreos numa boa posição para um futuro mais verde”.
A medida segue um movimento manifestado em outubro de 2016 de reduzir as emissões de carbono dos aviões de passageiros e carga a partir de 2020 através de um mecanismo de compensação do gás.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais