Você já pensou em trocar o seu shampoo convencional pelo shampoo caseiro? Pode ser uma boa ideia, já que todos os tipos convencionais de shampoo e condicionador contêm componentes químicos nocivos à saúde humana que podem deixar o cabelo com qualidade indesejada.
Se você soubesse os efeitos que eles podem causar, provavelmente pensaria duas vezes antes de usá-los no seu corpo. Propano, geraniol, parabenos e petrolatos são apenas alguns desses ingredientes indesejáveis que podem ser encontrados em produtos como o shampoo neutro ou shampoos para todos os tipos de cabelo.
Embora a melhor opção se configure em produtos feitos a partir de matérias-primas orgânicas, o custo elevado os torna muitas vezes inacessíveis.
Mas há muitas formas de continuar seus tratamentos de beleza com baixo custo, como criando o seu próprio produto. Além disso, o meio ambiente agradece as inúmeras embalagens desses produtos que você vai deixar de descartar!
Seguem sugestões de algumas receitas de shampoo caseiro para cuidados com os cabelos oleosos e secos:
A receita básica de shampoo caseiro é muito simples. Veja só:
Você pode achar que está faltando algo, mas a receita básica é exatamente essa. A partir dela, demais ingredientes podem ser adicionados para auxiliar na hidratação e proporcionar algum aroma. As opções naturais são muitas, entre elas:
Você pode reutilizar uma embalagem de xampu e adicionar todos os ingredientes lá. Misture bem até a completa dissolução do bicarbonato. Caso utilize uma embalagem que possua válvula dosadora, adicione mais 60 ml de água aproximadamente.
Sugere-se que seja usado uma vez por mês, já que seu uso diário ou inúmeras vezes por semana pode ressecar demais o couro cabeludo. Assim propiciando a formação de caspa ou outros eventos indesejáveis. A cada vez que for utilizar, agite bem a embalagem antes.
Coloque o volume de cerca de uma colher de sopa do xampu na palma da mão. Aplique no couro cabeludo esfregando suavemente e em seguida espalhe o produto até as pontas. Depois enxágue e aplique o item seguinte:
Por incrível que pareça, você só vai precisar de:
Basta aplicar diretamente sobre o comprimento e as pontas dos fios e desfrutar da suavidade que ele proporcionará. Fique livre para aplicar óleo de amêndoas, óleo de coco ou azeite de oliva caso seus fios sejam dos tipos mais secos. Espere alguns minutos e enxágue.
Misture todos os ingredientes em um recipiente com tampa. Você pode reutilizar uma embalagem de talco, ou até mesmo um saleiro antigo.
Aplique diretamente no couro cabeludo, podendo usar um pincel de maquiagem caso julgue necessário. Vá espalhando bem nos fios com um pente até que não se perceba mais nenhum vestígio do produto.
Devido às suas propriedades de limpeza, funciona como um shampoo anti-resíduos que remove todo o excesso de resíduos de condicionadores. Além de outros produtos que eventualmente possam existir nos seus cabelos. Isso se deve à capacidade dele de absorver óleos e gorduras.
Trata-se de um produto alcalino de pH em torno de 9 . Ele ocasiona a abertura das cutículas dos cabelos, fazendo com que ele absorva muita água. Se não for neutralizado com um ácido, pode ocasionar quebra e queda dos fios, devido a esse peso excessivo. É aí que entra o vinagre de maçã.
O ácido presente no vinagre de maçã vai neutralizar a basicidade ocasionada pelo bicarbonato, fechando novamente as cutículas.
Você pode potencializar a hidratação de maneira natural fazendo uso das manteigas vegetais, como a de karité e a de cupuaçu. Saiba onde encontrá-las na sua forma natural aqui.
Pronto! Agora você já sabe como fazer shampoo e condicionador no estilo caseiro. Sempre mantendo a beleza de seus cabelos de forma econômica, eficiente e ambientalmente correta, sem precisar fazer uso de componentes químicos tóxicos.
Aprenda a fazer vinagre de maçã no vídeo abaixo:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais