A massagem shiatsu é uma técnica terapêutica surgida no Japão no início do século XX. A tradução literal do termo é “pressão com os dedos”, afinal, boa parte das práticas do shiatsu são feitas com essa parte da mão. Porém, os praticantes da massagem também costumam usar os pés, os cotovelos, joelhos, os nós dos dedos e palmas da mão.
Existem diferentes tipos de massagem shiatsu, isso porque a técnica tem suas origens nos sistemas de medicina tradicional chinesa, e se baseia em práticas como a acupuntura e a massagem anma. Além disso, a massagem dos dedos também incorporou aos seus ensinamentos o conhecimento médico ocidental, o que a tornou mais abrangente.
A prática do shiatsu segue a mesma linha que a maioria das medicinas tradicionais chinesas e japonesas, o Qi. Pronunciado como “chee”, o termo se refere a uma energia vital que faz parte do corpo humano e controla suas funções. Caso o Qi não esteja equilibrado, o organismo pode enfrentar problemas, como o surgimento de doenças.
Para tratar essas condições e trazer o equilíbrio da energia vital, o terapeuta de shiatsu deve acessar pontos no corpo chamados de meridianos. Os meridianos são regiões importantes onde a energia do Qi fica armazenada. Em situações onde o Qi se acumula nos meridianos, o fluxo da energia é obstruído e os sintomas de estresse, rigidez e cansaço começam a aparecer.
Segundo os ensinamentos da medicina tradicional, os sintomas mais comuns são dores de cabeça, resfriados, gripes, dores musculares e no corpo.
Fazer a massagem shiatsu pode trazer diversos benefícios à saúde, de acordo com os praticantes da medicina tradicional chinesa. Porém, não existem muitos estudos a respeito dos efeitos positivos da massagem terapêutica. Desta forma, ainda é preciso realizar mais pesquisas para poder explorar todas as possibilidades do shiatsu nos seres humanos.
Alguns dos benefícios que já foram comprovados pela ciência são:
Estudos apontam que, quando feita da maneira correta, a massagem shiatsu ajuda a estimular a circulação sanguínea. Outro ponto importante é que ela também é benéfica no tratamento de pessoas com problemas digestivos, com a constipação.
Se você sofre com estresse diário, ansiedade ou se sente muito tenso depois de uma semana de trabalho, receber a shiatsu pode ser uma maneira de descansar. Já existem pesquisas que mostram os efeitos positivos da massagem em reduzir sintomas de ansiedade, além de aumentar a produção de serotonina e dopamina.
A prática de shiatsu pode lhe ajudar a ter uma boa noite de sono. Em uma análise sobre o impacto da massagem terapêutica em pessoas com dores crônicas, os cientistas perceberam sua eficácia em facilitar o sono desses indivíduos.
A saúde física e mental podem se beneficiar de um dia de massagem shiatsu. Apesar de ainda ser necessário realizar mais estudos, já existem comprovações científicas dos efeitos da técnica em quem sofre com depressão. Depois de aplicar a shiatsu em pacientes com depressão e mal de Alzheimer, os pesquisadores notaram que a prática gerou bem-estar físico.
A Fundação da Artrite recomenda a prática de shiatsu para pessoas que sofrem com essa condição, já que ela restaura a energia no corpo. Ademais, pesquisadores também defendem que a massagem pode ser um tratamento complementar para esses indivíduos, gerando bem-estar para o corpo e a mente.
Ao participar de uma consulta de shiatsu, o praticante vai lhe perguntar sobre pontos importantes do seu quadro de saúde e de sua energia vital. Depois de ter acesso aos seus sintomas e estabelecer quais os tratamentos necessários, o profissional vai começar a aplicar as técnicas.
Nesse tipo de massagem, não é preciso tirar a roupa, como em outros casos, basta usar peças leves e largas. O uso de óleos também não é necessário. O praticante irá solicitar que você se deite sobre uma maca ou um tapete, para então aplicar a técnica nos pontos específicos do corpo. De tempos em tempos, ele pode solicitar que você mude de posição, para que tenha acesso a um meridiano diferente.
O modo como a massagem shiatsu é feita é, na maioria das vezes, seguro. Porém, em alguns casos, a prática pode gerar efeitos colaterais como aumento da constipação, impactação fecal (bloqueio intestinal causado por longos períodos de prisão de ventre), febre ou dores musculares.
Se você tiver qualquer uma das condições a seguir, peça autorização médica antes de fazer uma sessão de shiatsu:
A shiatsu é semelhante a diversos tipos de massagem que existem no mundo, como a sueca, a tailandesa e a de tecido profundo. Porém, apesar das características parecidas, elas diferem em suas técnicas, princípios e objetivos.
A massagem sueca, por exemplo, tem o mesmo conceito de usar as mãos e as palmas. No entanto, ela difere pelas técnicas aplicadas e pelo uso de óleos. Já a massagem tailandesa também tem foco na energia vital do ser humano, mas ela se concentra em aliviar a tensão, melhorar a circulação e gerar flexibilidade. Enquanto isso, a shiatsu prefere focar em tirar a tensão dos meridianos.
Por fim, a massagem de tecido profundo também está inclusa na medicina tradicional e busca equilibrar o fluxo de energia corporal. O diferencial é que ela foca em pontos específicos como músculos lesionados ou dores musculares crônicas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais