Shuai Shou Gong pode ajudar na flexibilidade melhorar sua velocidade de caminhada
Shuai Shou Gong é uma técnica chinesa de exercício de balanço de braço praticada, principalmente, por pessoas idosas. O método foi desenvolvido há mais de mil anos com o objetivo de manter a saúde física e o bem-estar dos praticantes.
Os movimentos utilizados no Shuai Shou Gong são relativamente simples, com uma sequência que pode ser praticada por qualquer pessoa. No entanto, a prática pode ser extremamente benéfica à saúde.
A prática foi relatada pela primeira vez no livro de Dharma Yi Jin Jing. Ela é um ramo do Qi Gong tradicional chinês que é utilizado na medicina tradicional chinesa com o propósito de facilitar a circulação do Qi (a força vital da vida) no corpo, nutrir os órgãos internos, promover a recuperação de doenças e proporcionar benefícios para a saúde geral.
Como é praticado o Shuai Shou Gong?
Ao todo, o Shuai Shou Gong consiste de uma sequência de cinco movimentos de braço. Os primeiros quatro movimentos são feitos balançando os braços para frente e para trás, até a altura dos ombros.
Após isso, no quinto movimento, os joelhos são dobrados duas vezes — uma vez ao balançar os braços para trás e novamente ao trazê-los para a frente. Essa sequência, então, é repetida várias vezes.
Confira o vídeo (em inglês) com uma explicação sobre os movimentos do Shuai Shou Gong:
Benefícios
Uma pesquisa publicada no jornal Plos One comprovou alguns dos benefícios do Shuai Shou Gong à saúde. De acordo com o que foi analisado, a prática pode melhorar a velocidade de caminhada, postura e flexibilidade de seus praticantes.
O estudo analisou os efeitos do exercício em 56 mulheres entre 60 e 80 anos, que foram divididas em dois grupos.
O primeiro grupo foi submetido às aulas de Shuai Shou Gong de duração de 40 minutos, três vezes por semana, por dois meses. Por outro lado, participantes do segundo grupo, de controle, não tiveram nenhuma aula ou mudança de estilo de vida durante o período.
As descobertas mostraram que o primeiro grupo, que praticou o Shuai Shou Gong por dois meses, apresentou melhorias na postura, flexibilidade e marcha, enquanto o segundo grupo não obteve resultados similares.
Adicionalmente, as mulheres do primeiro grupo também relataram que achavam tarefas diárias mais fáceis e se sentiram mais confiantes após a pesquisa.
“Estas descobertas demonstram que a sequência suave e rítmica de movimentos de corpo inteiro do Shuai Shou Gong pode ser facilmente aprendida e apreciada por adultos mais velhos e melhora a saúde geral e o bem-estar”, disse o pesquisador professor Neil Roberts, da Universidade de Edimburgo.
Benefícios à mente
Assim como a maioria dos exercícios provindos do Qi Gong, acredita-se que o Shuai Shou Gong pode oferecer benefícios à saúde mental. Isso se dá porque seus movimentos suaves são vistos com uma forma de meditação.
Similarmente, o exercício também possui um componente cognitivo importante, decorrente do fato de que os primeiros quatro balanços de braços são executados com o participante em pé, mas na última sequência, existe um balanço de braço em sincronia com a flexão e depois o endireitamento das pernas.
Quem pode praticar o Shuai Shou Gong?
Embora a maioria dos benefícios do Shuai Shou Gong sejam comprovados por pesquisas científicas focadas em pessoas da terceira idade, acredita-se que o método pode ser praticado por todos. Por ser um tipo de atividade física simples e sem movimentos complicados, ela é mais indicada para essa faixa etária, mas não restrita à ela.
De acordo com o professor James Goodwin, da Universidade de Exeter, o método “conferiria muitos benefícios à população em geral”.
“Isso manteria a qualidade de vida, contribuiria para uma boa saúde mental e pode até retardar o envelhecimento geral”, completou o especialista.