Sistema B Brasil anuncia novo conselho com gestão até 2025
O Sistema B Brasil, movimento que promove negócios de impacto que visam equilibrar lucro e impacto positivo, elegeu na última terça-feira (11) os novos membros do seu Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal. Entre as novas lideranças do Conselho Deliberativo, representando as Empresas B Certificadas, estão Karin Baumgart (Vedacit), Tarcila Ursini (EB Capital), Maria Cláudia Pontes (Weleda) e Rennê Nunes (UpLab), como conselheiro independente está Gilson Rodrigues, Presidente do G10 Favelas. Os novos conselheiros se unem a Sérgio Serapião (Labora), Lourenço Bustani (Mandalah), Onofre de Araújo Neto (eCycle) e à Natalie Unterstell (Conselheira independente do Instituto Talanoa) que permanecem no Conselho.
A união de nomes de grande relevância em suas áreas de atuação como sustentabilidade, governança, empreendedorismo, comunicação e investimento social, resulta em um Conselho diverso de inteligência coletiva e com competências necessárias para encaminhar o planejamento estratégico da organização. Essa composição traz como ponto forte para a nova gestão um olhar intensificado para assuntos como justiça climática, empreendedorismo periférico e comunicação com diferentes setores da sociedade. A importância de ter Natalie Unterstell e Gilson Rodrigues, vozes independentes, é agregar a credibilidade de olhares de fora da rede de Empresas B, com uma visão especializada em temas que são fundamentais para o movimento, como justiça social e justiça climática.
No Conselho Fiscal, Ana Tércia Rodrigues, que é Vice-Presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade, e John Auton, que é Expert em Conselhos Fiscais e Comitês de Auditoria, são os novos nomes de Conselheiros Independentes que se juntam a Fabio Gordilho (Bom Consórcio), Roberto Véras Jr. (ComBio) e Vânia Kleiman (Wongtschowski Kleiman Adv.) representando as Empresas B, que renovam seus mandatos.
Com a chegada de novos membros, o Conselho do Sistema B Brasil se fortalece ainda mais como um espaço de liderança e inovação, capaz de orientar e apoiar as empresas que buscam uma atuação mais sustentável e consciente.
A organização agora conta com um time de Conselheiros ainda mais diverso e qualificado, pronto para enfrentar os desafios do Brasil e ajudar a construir uma realidade de justiça social e climática a partir de negócios conscientes. As pessoas que compõem o conselho do Sistema B Brasil fazem isso de forma voluntária, e com generosidade nos ajudam a promover uma nova economia, onde lucro e impacto positivo caminhem lado-a-lado dentro das empresas.
Sobre o Sistema B
O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2013, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B, que totalizam cerca de 300 no Brasil, mais de 1500 na América Latina e 6.500 no mundo. Estas empresas compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente, e estão presentes em mais de 89 países.