Até o dia 30 de novembro, o Movimento B está com uma consulta pública para que não só o ecossistema de impacto e a Rede de Empresas B, como toda a sociedade possa contribuir com a revisão de critérios para a Certificação como Empresa B. A ideia é que os novos padrões desse processo reflitam desejos da sociedade e avanços dos últimos anos. Os interessados em contribuir devem responder esta consulta, acessando o link para participar.
A expectativa é de que nos próximos anos seja melhorado o impacto dos padrões, a clareza sobre o que significa ser uma Empresa BB e a capacidade de resposta ao que as várias partes interessadas demonstraram na consulta. Desde dezembro de 2020, o B Lab, que representa o Movimento B mundialmente, deu início à revisão das normas de desempenho para a Certificação como Empresa B. O objetivo era compreender e assegurar que a Certificação continuasse a diferenciar as empresas que utilizam seus negócios como uma força para a construção de um mundo e um sistema econômico mais justo.
A consulta pública é um desejo mútuo, tanto do B Lab de seguir inovando e acompanhando os demais padrões de sustentabilidade/ESG/ governança de stakeholders, mas também reconhecendo feedbacks de Empresas B e empresas que utilizam a Avaliação de Impacto B (BIA) trazendo uma maior necessidade de revisão da materialidade do questionário da ferramenta, trazendo questões-chaves e sensíveis para alcançar uma nova economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa.
“Sempre dizemos que ser B não é uma posição, mas sim uma direção. As Empresas B estão sempre em evolução. Nos últimos anos, vemos também que o ESG subiu a regra dos negócios como um todo. Já que o nosso movimento costuma ser uma vitrine de boas e inovadoras práticas, é natural que nossos parâmetros acompanhem essa evolução para se manterem como uma bússola para o meio empresarial”, explica Felipe Dzik, Gerente de Certificação do Sistema B Brasil.
Os novos critérios, já refletindo o resultado da consulta pública mundial, devem ser lançados de maneira faseada ao longo de 2024. “O nosso objetivo é, a cada passo do caminho, assegurar que estamos ouvindo atentamente as partes interessadas e incorporar os seus pontos de vista, ao mesmo tempo que pensamos no que é o melhor e mais impactante caminho para o movimento e o nosso objetivo coletivo de alcançar uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa”, complementa Dzik.
O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B , 270 Empresas B no Brasil e 1000 na América Latina, que compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. No mundo, já são mais de 6000 empresas certificadas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais