Adquirir um sistema de captação de água da chuva é uma alternativa para diminuir a sua pegada hídrica e sua conta de água
A captação de água da chuva é uma alternativa para economizar na conta de água e ainda ajuda o meio ambiente. Mas você conhece um sistema prático e acessível, também chamado de cisterna? Ela é o sistema de aproveitamento de água pluvial (para captar água da chuva) para fins domésticos.
Esse sistema de captação de água da chuva tem sido uma das alternativas mais eficientes, e relativamente simples, usadas na hora de economizar água e dinheiro. No entanto, como todo sistema, ele possui vantagens e desvantagens. Mas e se mostrássemos modelos de cisternas que têm mais pontos positivos do que negativos?
Uma delas é a Cisterna Vertical Modular feita pela Tecnotri. Produzida em polietileno a partir do processo de rotomoldagem (que a torna mais leve, durável e resistente), ela possui diversas capacidades, é compacta e não precisa ser enterrada, o que diminui os custos de instalação. Por sua praticidade, pode ser instalada em qualquer ambiente como casas, prédios e condomínios. Por ser compacta, pode ser colocada em sacadas, terraços ou até como decoração de jardim. É fácil de instalar no sistema de calhas.
Por ser modular, você pode comprar quantas cisternas quiser e acoplá-las para conseguir um maior número de litros armazenados.

Quando a água da chuva captada na cisterna é utilizada para a lavagem de carros, pisos, jardins e descargas do vaso sanitário, é possível obter uma economia de até 50% no consumo de água. Essa prática contribui significativamente para a preservação dos recursos hídricos e a redução da pegada hídrica.
Cisterna Vertical Modular
Um dos cuidados mais importantes para qualquer dono de um sistema de captação de água da chuva é garantir que sempre haja um filtro funcional e limpo para impedir a entrada de impurezas e o entupimento. A Cisterna Vertical Modular possui filtros próprios (um antimosquito e outro eliminador de folhas), além de ser atóxica e conter aditivos antimicrobianos que impedem a proliferação de algas e garantem que produtos de plástico não rachem, ressequem ou desbotem, como é comum com outros modelos de cisternas plásticas.
Além disso, ela é completamente vedada, assim impede a procriação de larvas do mosquito da dengue.
Devido à sujeira acumulada encontrada nas calhas, os donos de cisternas devem rejeitar as primeiras águas para evitar qualquer tipo de contaminação. No caso do produto da Tecnotri, a Cisterna Vertical Modular vem com um dreno que descarta os primeiros litros, causando menor inconveniência na hora de armazenar a água.

Lembretes
- Lembre-se de que, mesmo com filtros e aditivos, a água de captação da chuva não é adequada para fins potáveis, ou seja, não é própria para consumo humano, uma vez que pode conter elementos como partículas de poeira, fuligem e substâncias tóxicas. Veja como transformá-la em água potável na matéria: “Como tratar água da chuva“.
- Higienize sua cisterna a cada seis meses para evitar transmissão de doenças.
- Cada litro corresponde a um quilo, portanto, procure colocar sua Cisterna Vertical Modular em um local que suporte o peso dela cheia.

Além de todas essas vantagens, a cisterna vertical também vem em cinco diferentes cores (azul escuro, verde, cinza escuro, laranja e bege) para combinar com a decoração de sua casa. E não tem como negar, ela é bonitinha, não é?
Se ficou interessado, você pode comprar o produto na Loja eCycle.
