Para evitar o ganho de peso indesejado e manter uma boa alimentação, aderir snacks saudáveis nas refeições pode ser uma boa opção
Os snacks saudáveis são boas alternativas para quem quer um lanche da tarde que ajude na perda de peso. Muitas vezes, ao sair para o trabalho, para a escola, faculdade ou para alguma viagem, as pessoas separam lanches para comer quando estiverem com fome. No entanto, esses “snacks” para enganar o estômago nem sempre são saudáveis e podem atrapalhar a jornada de quem busca manter o peso.
Alguns estudos apontam que aumentar a frequência das refeições durante o dia, e reduzir a quantidade de alimento ingerido, pode ajudar a controlar o sentimento de fome. Além disso, essa técnica também pode auxiliar na regulação do açúcar no sangue, de acordo com pesquisa publicada pela revista Nutrition Reviews.
Porém, não é todo alimento que pode ajudar a obter esse resultado. Consumir lanches ricos em gordura, açúcares e aditivos alimentares pode trazer mais malefícios do que benefícios ao organismo humano. Por isso, é importante ter em mente algumas receitas de snacks saudáveis para comer durante o dia.
Sempre dê preferência para o snack saudável que inclui proteína, fibra, e gorduras saudáveis. Afinal, esse é o alimento ideal para gerar a sensação de saciedade que garante a redução do consumo de calorias no dia a dia. Confira a seguir uma lista com snacks saudáveis que você pode aderir a sua dieta:
O que comer de snack saudável?
Frutas e vegetais frescos
Na hora de escolher os seus snacks saudáveis, sempre dê preferência às frutas e vegetais ricos em fibras. Esses alimentos têm poucas quantidades de caloria e são o suficiente para o deixar cheio até a próxima refeição, sem aquela vontade de beliscar qualquer lanche que encontrar no caminho. Frutas com alta concentração de água também tem poucas calorias e podem ser uma ótima opção.
Exemplos de frutas com fibras: maçã, pêra, pêssego, abacaxi, goiaba, ameixa, laranja, manga, abacate, melancia, uva, pequi e caqui;
Exemplos de vegetais ricos em fibra: agrião, alface, abóbora, aipo, aspargo, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, espinafre, repolho, salsa, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem.
Smoothie de proteína
O smoothie de proteína carrega a mesma quantidade de nutrientes que um alimento sólido, mas pode ser mais fácil de consumir. Essa é uma boa alternativa para quem precisa de um snack saudável e rápido para comer no trabalho ou na faculdade, quando não tem tempo de parar e ter uma refeição completa.
Os ingredientes ficam ao gosto de quem está preparando, desde de que seja levado em conta a necessidade de serem saudáveis. Logo, você pode usar pasta de amendoim, semente de chia, abacate, iogurte grego e até mesmo tofu.
Barrinha de cereal
As barrinhas de cereais feitas com frutas de verdade e com outros ingredientes orgânicos são snacks ideais para a sua rotina. Elas são práticas, de fácil acesso e podem ser encontradas em diversos sabores diferentes. Basta ficar atento à embalagem, para se certificar de que a marca de sua escolha não é rica em açúcar ou calorias indesejadas.
Pipoca
A pipoca, sequinha e não aquela cheia de sal e manteiga do cinema, pode ser um snack saudável para aderir a dieta. Isso porque apenas três copos de pipoca já contém uma grande quantidade de fibra e carregam menos de 100 calorias em sua composição. Se você sentir falta do gosto extra da manteiga pode adicionar azeite de oliva, queijo parmesão ou um pouco de tempero.
Iogurte grego
O iogurte grego é composto por proteínas e cálcio, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. A presença das proteínas ajuda na manutenção do peso, enquanto o cálcio garante a saúde dos ossos. Se você quiser adicionar granola para complementar o iogurte ainda pode contar com uma dose adicional de fibras.
Biscoito de arroz
O biscoito de arroz é um lanche com baixa quantidade de calorias e gorduras, e pode ser consumido com diversos tipos de ingredientes. Quando ingeridos sem acompanhamentos, os biscoitos de arroz são secos e crocantes. Para saber como preparar esses snacks saudáveis em casa confira: “Saiba como fazer biscoito de arroz”.
Azeitonas e queijo feta
Combinar o queijo feta com as azeitonas cria um poderoso snack saudável. Isso porque as azeitonas são conhecidas por seus fortes antioxidantes e gorduras monosaturadas que fazem bem para o coração, além de serem uma das bases para a dieta mediterrânea.
No caso do queijo feta, ele é rico em proteínas e gorduras boas que, quando combinadas com os benefícios da azeitona, podem gerar bons resultados para quem consome. Você pode servir os dois sozinhos em uma tábua, ou utilizar como recheio de um sanduíche integral.
Pudim de semente de chia
Por serem ricas em fibras, ácidos graxos, ômega-3 e proteínas de origem vegetal, a semente de chia sozinha já é um snack saudável. Porém, ela pode se tornar ainda mais suculenta quando preparada em um pudim. A receita é simples e pode ser feita na sua casa com poucos ingredientes, confira:
Receita de pudim de chia
Ingredientes
- 1 colher de sopa de semente de chia
- 80 mL de leite vegetal de sua preferência
- ½ colher de sopa de cacau em pó
- ½ copo de frutas vermelhas
- 1-2 colheres de chá de um adocente de sua preferência (açúcar demerara ou xarope de bordo)
Modo de preparo
- Misture bem as sementes com o leite em uma pequena vasilha;
- Deixe na geladeira por pelo menos 20 minutos;
- Adicione o cacau, as frutas e o adoçante;
- Deixe no congelador por mais 30 minutos e espere ganhar consistência;
- Sirva.
Bolachas de grão integral
Quando for comprar as bolachas para seus snacks saudáveis, sempre opte por aquelas que são feitas com grãos integrais, como grão de bico. Elas contém os nutrientes necessários para a sua jornada de perda de peso e ainda podem ser combinadas com outros alimentos balanceados, como vegetais, frutas, queijos brancos e homus.
Batata doce assada
Já pensou em trocar a sua batata frita favorita por uma batata doce assada? A batata doce é uma boa fonte de fibras e pode ser tão deliciosa quanto a usada na produção das famosas fritas. Você pode fazer suas batatas doce ficarem crocantes em formato de chips, em palitinhos ou fazer alguma receita de sobremesa.
Guacamole
O guacamole é uma receita tipicamente mexicana, conhecida por ter uma alta concentração de gordura boa, vitamina A, B, C, minerais, fósforo e potássio. Outro fator positivo ligado ao guacamole é que ele é fácil de fazer, sendo um prato que não é preciso que se leve ao forno. Você pode aprender a fazer esse snack saudável lendo: “Como fazer guacamole: receita simples e prática”.
Para acompanhar essa pasta, também é possível adicionar pimentão vermelho, uma variedade rica em antioxidantes que garantem a saúde e o bem-estar do corpo.