O que fazer com as sobras da ceia de ano novo?

Compartilhar

As sobras da ceia de ano novo podem ser um empecilho para evitar o desperdício de comida. No entanto, também podem servir de base para diversas outras receitas que podem ser aproveitadas ao longo da primeira semana do ano. 

Com reuniões entre família e amigos, é comum que as sobras se acumulem no período entre as diversas festas de fim de ano. E, mesmo compartilhando esses alimentos com outras pessoas, você pode acabar com uma grande quantidade de comida em casa em que você não sabe como aproveitar. 

Por isso, reunimos diversos modos de reaproveitar as sobras da ceia de ano novo, incorporando esses ingredientes em diversos pratos, em diferentes momentos do dia, para conseguir evitar o desperdício. Confira!

8 dicas e ideias para um Natal sustentável

Omeletes 

Os omeletes são uma ótima opção para reaproveitar as sobras da ceia de ano novo. Com o gosto suave dos ovos, você pode adicionar diversos tipos de proteína e vegetais na sua receita para incorporá-la como quiser. 

Restos de salada, como tomates e cebolas, peru, lombo e outros tipos de carne podem ser desfiados para adicionar um sabor a mais no omelete, que pode ser aproveitado até no café da manhã. Uma fonte de proteínas, o omelete é uma opção para começar o seu dia. 

Sanduíches 

Os sanduíches são os pratos mais comuns quando se pensa nas sobras da ceia de ano novo. Comumente composto de diferentes tipos de carne, os sanduíches podem incorporar as proteínas já presentes na sua ceia, como o peru, outros tipos de frangos e até mesmo peixes. 

Desfie as carnes e faça um molho especial para acompanhar o sanduíche, caso fiquem secas após a ceia. O guacamole, por exemplo, possui uma receita simples e é um ótimo modo para enriquecer o seu sanduíche de sobras! 

Confira mais na nossa receita: 

Como fazer guacamole: receita simples e prática

Escondidinho 

O escondidinho pode ser a solução para o uso de uma ou mais sobras da ceia de ano novo. O purê, por exemplo, é um alimento comum nessas celebrações e pode ser combinado com carne de lombo, chester, peru ou qualquer outro tipo de proteína utilizada na ceia. 

Além disso, o escondidinho pode incorporar diversos outros tipos de alimentos, incluindo vegetais e legumes que sobraram de alguma salada. Confira uma receita básica para escondidinho, que pode ser adequada com os ingredientes que você tem em casa: 

Ingredientes

  • Mandioquinha ou batata cozida 
  • Queijo parmesão ralado 
  • Sobras de carne da ceia de ano novo (chester, lombo, peru, etc)
  • Cebola
  • Alho
  • Tomate
  • Molho de tomate (opcional)

Modo de preparo 

  1. Faça um purê do jeito que preferir usando a mandioquinha cozida, tempere a gosto; 
  2. Desfie a carne que vai usar; 
  3. Em uma panela, refogue alho e cebola e depois acrescente a carne desfiada, o tomate e o molho de tomate;
  4. Mexa até incorporar os ingredientes e ajuste o tempero; 
  5. Unte um pirex com manteiga ou o óleo de sua preferência; 
  6. Faça uma camada de purê, carne e purê de novo; 
  7. Asse por 10 minutos, tire do forno e coloque uma camada de queijo ralado em cima; 
  8. Asse por mais 5 minutos até gratinar;
  9. Sirva como preferir.

Risoto 

O risoto, assim como o escondidinho, pode incorporar diversas sobras da ceia de ano novo. Contudo, o arroz também possui outras opções além do risoto. 

O famoso “arroz com tudo” pode levar a maioria das comidas da ceia e fazer uma refeição saborosa e nutritiva. Saladas de legumes, cortes de carne e outros alimentos podem ser cortados em pedaços pequenos e adicionados ao arroz. 

Como fazer arroz: passo a passo

Bolinho de bacalhau 

O bacalhau é um dos alimentos mais comuns na ceia de ano novo. Comumente servido nas festas do final do ano, o peixe pode ser preparado de diversas maneiras diferentes e suas sobras podem fazer um ótimo bolinho de bacalhau para o resto da semana. 

Para isso, separamos uma receita simples e fácil para um bolinho de bacalhau com as sobras da ceia de ano novo:

Ingredientes

  • 400g de bacalhau
  • 6 batatas pequenas (ou o resto do seu purê de batata)
  • 1 colher de sopa de requeijão 
  • Salsa picada a gosto
  • ¼ xícara de farinha de rosca
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Desfie o bacalhau que sobrou com o auxílio de dois garfos; 
  2. Cozinhe as batatas e amasse-as até formar um purê; 
  3. No purê, adicione o bacalhau, requeijão, salsa e ajuste os temperos; 
  4. Forme bolinhos com a mão e role-os na farinha de rosca, peneirando para tirar o excesso; 
  5. Frite em óleo quente até dourar, lembrando-se que os outros ingredientes já estão cozidos;
ONU alerta para ‘ressaca’ de plástico descartável no Natal e Ano Novo

Compartilhe 

Mesmo em reuniões grandes de família ou amigos, em que as pessoas compartilham as sobras da ceia de ano novo, é comum que sobre comida em abundância. 

Por isso, nesses momentos, é importante pensar nos outros. Em vez de jogar os restos de comida fora, tente compartilhar com um vizinho, pessoas que passam por necessidades ou cozinhas comunitárias (se os alimentos estiverem em boa condição). 

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais