Sobrepeso: o que é, causas e impactos na saúde

Compartilhar

O sobrepeso é uma condição caracterizada pelo excesso de gordura no corpo, que pode gerar uma série de problemas de saúde. Carregar mais peso do que o comum pode sobrecarregar o corpo, o que contribui para o desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, doença cardíaca e falência dos rins.

A taxa de sobrepeso de um indivíduo pode ser diferente da de outro. Por isso é importante fazer acompanhamento médico, para entender o que está acontecendo com seu quadro de saúde e quais as possíveis causas para o excesso de peso.

Quais as causas do sobrepeso? 

Existem fatores de risco que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver sobrepeso, sendo eles:

  • Consumo excessivo de açúcar, carboidratos, gordura e alimentos processados;
  • Pouca ou nenhuma prática de atividade física;
  • Questões genéticas;
  • Sono irregular;
  • Alterações hormonais;
  • Transtornos alimentares;
  • Uso de medicamentos;
  • Prática de fumar;
  • Transtornos psicológicos;
  • Gestação;
  • Dietas restritivas;

Quais os efeitos colaterais do sobrepeso?

Quando não tratado, o sobrepeso pode sobrecarregar o organismo e contribuir para o surgimento de doenças crônicas. Alguns dos impactos do excesso de peso no ser humano são:

Problemas cardiovasculares 

O excesso de peso e a obesidade são condições conhecidas por aumentarem os riscos de doenças cardíacas. De acordo com a American Heart Association, 22 quilos de sobrepeso já é o suficiente para aumentar a pressão sanguínea para números anormais. Isso faz com que o indivíduo tenha 24% mais chances de ter um derrame. 

Um estudo, da revista Archives of Internal Medicine, apontou que existe uma conexão entre o sobrepeso e o surgimento de doenças cardiovasculares que foi notado em 21 estudos diferentes. As pesquisas mostram que quem está acima do peso tem uma chance de 32% a mais de ter problemas cardíacos, enquanto pessoas obesas têm 81% de chance. 

Diabetes 

A relação entre a diabetes e a obesidade é tão grande, que especialistas inventaram o termo “diabesidade” para descrever fenômenos em que o indivíduo sofre com os dois. Nesse caso, a diabetes do tipo 2 é resultado do consumo excessivo de alimentos ricos em glicose.

Quando não tratada, a diabetes pode evoluir para quadros graves — que podem levar à morte. Algumas das doenças ligadas ao sobrepeso e diabetes são a falência dos rins, cegueira, amputação de membros e problemas cardíacos. 

Diabetes: tipos, sintomas e como tratar

Câncer 

Para alguns especialistas, pessoas com sobrepeso têm maior chance de desenvolver câncer ao longo da vida. Dois estudos da Universidade de Gothenburg, analisaram o índice de massa corporal (IMC) de um grupo grande de homens em serviço militar obrigatório. No final, foi revelado que aqueles com o IMC acima do normal, em sobrepeso, tinham maiores chances de desenvolver câncer de pulmão, cérebro, pescoço, tireoide, esôfago, estômago, fígado, cólon, rim e reto. 

Um relatório do The International Journal of Obesity mostrou que quanto maior era a mulher, maior era a probabilidade de adiar a realização de um exame pélvico, devido a experiências negativas com os médicos. Nos homens, os testes de rastreio, como os exames de próstata, podem ser fisicamente difíceis se as pessoas tiverem excesso de peso. Especialmente se tiverem tendência de armazenar gordura nas coxas, nádegas e quadris.

Expectativa e estilo de vida 

Comparado com pessoas que têm um peso dentro dos padrões normais, aqueles que estão no sobrepeso têm mais dificuldade para certas atividades — principalmente quem é sedentário. Subir escadas, correr, fazer exercícios ou andar por muito tempo podem ser desafios quando não praticados com tanta frequência.

Um estudo do New England Journal of Medicine, acompanhou mais de meio milhão de pessoas, com idades entre os 50 e os 71 anos, durante uma década. Ao fim, ele revelou um aumento de 20% a 40% nas taxas de mortalidade em quem tem excesso de peso na meia-idade. Entre as pessoas obesas, a taxa de mortalidade era duas a três vezes mais elevada.

Depressão 

A relação entre o sobrepeso e a depressão é uma via de mão dupla. Pessoas com o transtorno são propensas ao ganho de peso excessivo. Enquanto indivíduos obesos ou acima do peso também têm maiores chances de desenvolver depressão.

Um estudo, da Archives of General Psychiatry, mostrou que pessoas obesas têm 55% mais riscos de desenvolver depressão do que quem está dentro do que é considerado peso ideal. A seguir confira alguns motivos pelos quais o transtorno pode ser causado pelo excesso de peso:

  • Ambas as condições geram alterações químicas no cérebro;
  •  Questões sociais e psicológicas também afetam o bem-estar, já que existe uma cultura que preza por corpos magros enquanto marginaliza corpos gordos;
  • Padrões alimentares estranhos ou transtornos alimentares;
  • O desconforto diário de estar muito acima do peso normal;
Depressão, ansiedade e suicídios: a realidade dos que plantam tabaco no Brasil

Perder peso e se manter ativo pode ser a solução

Se você tem tido dificuldades devido ao sobrepeso, existem formas de tentar superar esse problema. Além de procurar acompanhamento médico, para entender qual o melhor cenário para sua massa muscular, você deve buscar novos hábitos alimentares, práticas físicas e estilos de vida que lhe ajudem a alcançar o objetivo.

A perda de peso é uma fase importante para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem com obesidade ou qualquer outra condição relacionada ao sobrepeso. Apesar de ser uma jornada difícil, e às vezes longa, os benefícios de ter uma massa corporal equilibrada são diversos. 

Se você quer perder peso, converse com um médico a respeito da melhor dieta e série de exercícios para alcançar essa meta. É importante que os planos de alimentação e atividades físicas sejam montados pensando na sua realidade e no seu organismo para que possam ter alta eficácia no processo. 

Não adianta tentar parar de comer ou forçar muito o corpo, pois essas ações também fazem mal. Busque sempre o equilíbrio com hábitos saudáveis. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais