Serviço de mensagens de texto ajuda a entregar comida para pessoas sofrendo com insegurança alimentar
Um software desenvolvido nos Estados Unidos trabalha com organizações sem fins lucrativos e restaurantes para combater a insegurança alimentar nos tempos do coronavírus. Lançado em março de 2020, o serviço de mensagens de texto Bento, já ajudou a entregar mais de 200 mil refeições para pessoas menos afortunadas com um toque do celular.
A insegurança alimentar é caracterizada por indivíduos que não têm condições econômicas, físicas e sociais a recursos e alimentos que atendam a suas necessidades dietéticas para uma vida saudável.
Cerca de 54 milhões de pessoas vivem nessas condições nos Estados Unidos, e por isso, Mick Ebeling decidiu fundar a Bento. O software foi feito pensando nos 96% dos americanos que possuem um aparelho celular, só que não podem depender de aplicativos ou internet e que precisam de acesso a comida.
Bento trabalha diretamente com ONGs e serviços de distribuição de refeições como restaurantes e supermercados para oferecer alimentos gratuitos para pessoas que sofrem com a insegurança alimentar. Ele oferece opções nutritivas e que consideram restrições alimentares dos indivíduos que usam o programa — como alergias a glúten e pessoas que preferem não consumir produtos de origem animal.
Mandando a mensagem “hungry” (fome) para o software, as pessoas recebem uma lista de restaurantes e supermercados que oferecem essas refeições.
Além disso, ela conta com a discrição. Muitas vezes, pessoas em condições menos afortunadas preferem não aceitar doações e alimentos gratuitos, e por isso, Bento não divulga nenhuma informação dos clientes. O pedido é feito por trás do nome Bento e entregue sem maiores suspeitas.
É importante esclarecer que, mesmo disponibilizando essas refeições livres de custo, o software não requer trabalho extra dos funcionários desses estabelecimentos. Assim, Bento consegue ajudar os participantes, os restaurantes e as organizações — estendendo o seu alcance para pessoas que precisam dos serviços.
A missão de Bento é entregar comida para os seus participantes com dignidade e conveniência. A empresa acredita que pode acabar com a fome nos Estados Unidos e no resto do mundo uma mensagem de texto de cada vez.
Com ajuda da tecnologia, Bento conta com maior alcance e conveniência tanto para os seus parceiros quanto para os participantes. Susan Williams, a diretora de comunicação da empresa, assegura que eles querem mais do que ser um Band-Aid para o problema da insegurança alimentar, e sim parte da solução.