Segundo estudo realizado no Reino Unido, mulheres reciclam mais
Por mais incrível que possa parecer, a situação amorosa das pessoas tem correlação direta com seus hábitos de reciclagem. Esse foi o resultado de uma pesquisa que faz parte do projeto Undestanding Society do Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido, realizado pela Universidade de Essex.
Dos 2.000 solteiros que participaram da pesquisa, apenas 65% afirmaram que reciclam o lixo doméstico. Deles, 69% mulheres solteiras fazem algum tipo de reciclagem, enquanto 58% dos homens dizem fazer o mesmo. Por outro lado, 79% dos 3.000 casais responderam que reciclam.
O que se percebeu nessa pesquisa é que as mulheres são as que mais reciclam o lixo doméstico. De acordo com Hazel Pettifor, que liderou a pesquisa, isso provavelmente acontece por uma questão cultural. Enquanto as mulheres preparam os alimentos e lavam a louça, momentos em que a reciclagem é mais propícia, o homem tem o costume de apenas levar o lixo para fora.
A pesquisa também mostra que quando os casais distribuem as tarefas domésticas, os homens adquirem o hábito de reciclar. Mas mesmo nesse caso, as mulheres mostram mais disposição para separar e reciclar o lixo doméstico.
Trata-se de estudo baseado em uma sociedade, a princípio de hábitos bastante diferentes dos nossos e generalizar nunca parece um caminho prudente, mas enquanto estudos dessa natureza não aparecem por aqui, vale à pena refletirmos sobre a condição apurada naquela cultura. Importa não deixar que o fato de você ser solteiro ou homem afete seus hábitos de reciclagem. Nunca é tarde para começar. Se precisar de ajuda, visite nossa seção Recicle Tudo para se informar mais sobre o assunto e encontre os pontos de reciclagem mais perto de você!
Veja também:
–O passo-a-passo para implementar a coleta seletiva em condomínios
–Três passos para ser seletivo