Os sonhos lúcidos acontecem quando permanecemos conscientes enquanto dormimos. Ou seja, você sabe que está dormindo durante o sonho. Eles tipicamente ocorrem durante o sono REM, um estágio mais pesado de sono.
Embora a maioria desses sonhos pareçam vívidos e reais, a pessoa experienciando-os sabe que se tratam de sonhos, e por isso são considerados lúcidos.
Enquanto muitas pessoas acreditam que os sonhos lúcidos podem ser controlados, isso nem sempre acontece. Acredita-se que a predisposição para controlar os sonhos é mais frequente em certos indivíduos.
Estudos mostram que cerca de metade da população já experienciou pelo menos um sonho lúcido na vida.Em uma pesquisa realizada no Brasil, onde mais de 3 mil candidatos foram entrevistados, 77% deles afirmaram que já tiveram sonhos lúcidos. Eles geralmente não são frequentes e podem acontecer apenas algumas vezes durante o ano.
Algumas pesquisas sugerem que algumas pessoas são mais propensas a ter sonhos lúcidos — em 23% dos casos, eles podem acontecer mais de uma vez no mesmo mês.
REM é uma sigla que significa “rapid eye movement”, ou “movimento rápido dos olhos”. A primeira fase do sono, contudo, é a não REM. Ela é caracterizada por conter quatro estágios diferentes:
O sono não REM consiste em cerca de 75% a 80% de cada ciclo.
Após passar por todos os estágios, entramos no sono REM. O sono REM ocorre quando os olhos se movem rapidamente por trás das pálpebras fechadas e a atividade do cérebro é similar ao que ocorre quando estamos acordados. A respiração aumenta e o corpo fica temporariamente paralizado enquanto sonhamos.
Ele ocorre tipicamente 90 minutos depois que caímos no sono e dura cerca de dez minutos, porém, enquanto você dorme, cada período REM dura mais tempo, podendo alcançar uma hora.
Especialistas apontam que em uma noite de sono passamos pelo ciclo de sono não REM e REM de quatro a cinco vezes. A maioria dos ciclos duram entre 90 e 120 minutos.
Existem diversos estudos sobre os sonhos lúcidos, porém, pouco se sabe sobre suas causas. Alguns especialistas sugerem que eles são caracterizados pela atividade no córtex pré-frontal do cérebro.
A maioria dos sonhos lúcidos acontecem espontaneamente, porém podem ser estimulados com algumas técnicas. São elas:
Os testes de realidade são formas de treinamento mental, que ajudam a distinguir o sonho da realidade e ajudam no desenvolvimento de metacognição.
Para testar a realidade, tente:
Coloque diversos alarmes para testar a sua consciência, geralmente a cada duas ou três horas.
Alguns testes são se olhar no espelho para ver se o seu reflexo continua normal, tampar o nariz para ver se você está respirando (se você estiver dormindo, a respiração continua normalmente) e checar as horas em um relógio — em sonhos, as horas em um relógio mudam rapidamente.
Esse método inclui entrar no sono REM enquanto você ainda está consciente. Para atingir esse estado:
A técnica foi criada em 1980 com embasamento científico a fim de induzir os sonhos lúcidos. Tente:
Você também pode realizar essas ações enquanto está acordado.
Os sonhos lúcidos podem ser benéficos e muitas vezes são usados para interromper pesadelos frequentes, que podem resultar no estresse. Similarmente, a possibilidade de controlar os sonhos também pode reduzir sintomas da ansiedade.
Por outro lado, especialistas acreditam que as possibilidades dentro dos sonhos lúcidos oferecem benefícios para as habilidades motoras, criatividade e para melhorar a resolução de problemas.
A técnica de sonho lúcido também pode oferecer alguns riscos. Profissionais de saúde e especialistas, por exemplo, não recomendam o experimento com métodos de indução para pacientes esquizofrênicos, que podem alucinar com mais frequência e não saber distinguir sonhos da realidade.
Testar métodos para induzir sonhos lúcidos podem resultar em problemas de sono, como a insônia ou dormir mal. A interrupção de sono também pode agravar sintomas de depressão.
Além disso, é mais provável desenvolver episódios de paralisia do sono depois de sonhar lucidamente.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais