Um estudante de design coreano resolveu agir após saber que um simples eletrodoméstico ligado na tomada sem necessidade gasta uma quantidade imensa de energia. Jake Muhyeon Kim criou um soquete inteligente.
Ele tem um anel ao redor dos buracos da tomada. Quando a energia está sendo gasta por algum aparelho que está em funcionamento, o anel se torna alaranjado e a quantidade de energia desperdiçada aparece acima do local indicado para colocar a tomada. Se a energia está sendo utilizada em algum dispositivo que está stand by (ou seja, não está em uso no momento), o anel adquire uma cor azulada.
O soquete, chamado de INSIC, se mantém incolor quando não há nenhum aparelho conectado. A energia utilizada para alterar a cor do anel é oriunda de desperdício no próprio terminal.
A aposta do estudante é que as pessoas se conscientizem quando souberem que estão desperdiçando. Como isso não acontece com as tomadas normais, o gasto desnecessário é mais frequente.
Agora é torcer para a novidade não demorar a chegar no Brasil.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais