Uma das ênfases do evento de comemoração do aniversário de Paraisópolis foi o laboratório de economia circular
Esse mês, Paraisópolis, uma das maiores favelas do Brasil, completou 102 anos de história, e para celebrar essa data especial, diversos atores se uniram para discutir e criar soluções para desafios complexos enfrentados pela comunidade e por São Paulo como um todo.
O SP + B e sua missão em Paraisópolis e São Paulo
Lançado esse ano, o SP + B faz parte de um movimento global destinado a impulsionar o desenvolvimento sustentável. Esta iniciativa é liderada pelo Sistema B Brasil, que também impulsionou o projeto Cidades + B. O objetivo principal é estabelecer o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme definido pela Agenda 2030 das Nações Unidas, que visa tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis.
Um dos focos do SP + B, em parceria com as empresas B Up Lab, Cause e Labora, durante a semana de comemoração do aniversário de Paraisópolis, foi elaborar ideias e ações de impacto e economia circular para São Paulo, focando nos temas Habitação; Segurança Alimentar; Mobilidade; Trabalho e Renda; e Segurança alimentar.
O laboratório de inovação foi realizado na sala do G10 das Favelas, um bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas que, assim como os países ricos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) do G-7, uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e protagonismo das comunidades, visando o desenvolvimento econômico e social dessas áreas urbanas.
Economia circular para transformar a sociedade
Uma das ênfases do evento de comemoração do aniversário de Paraisópolis foi o laboratório de economia circular. A economia circular é um conceito que visa minimizar o desperdício e maximizar o valor dos recursos.
Em vez de um modelo linear de produção e consumo, onde os produtos são feitos, usados e descartados, a economia circular promove o design inteligente, a reutilização, a reciclagem e a restauração. Ela busca criar um sistema sustentável em que os recursos são continuamente utilizados e reaproveitados.
Entre esses atores, o Up Lab, representado por seu diretor executivo, Rennê Nunes, desempenhou um papel crucial na promoção da inovação e do impacto positivo. Focando especificamente no laboratório de economia circular, a ação da empresa B, que uniu a contribuição criativa de diversos representantes da sociedade, teve como principal resultado três ideias de projetos para implementação.
Rennê compartilhou sua visão sobre a importância do evento em Paraisópolis e a colaboração com o G10 Favelas:
“Eu acho que o trabalho feito aqui no G10 Favelas é uma referência. Ele é feito em diversas comunidades, mais de trezentas comunidades no Brasil, e Paraisópolis, como uma das favelas mais importantes do país, sai na frente com diversas iniciativas, como reformas de habitação, horta coletiva, empregabilidade, uma série de serviços para população local com resultados práticos que reduzem as desigualdades.”
Ele destacou a importância da colaboração multissetorial, reunindo organizações da sociedade civil, iniciativas da prefeitura e empresas, incluindo as empresas B e não B. Essa colaboração é vista como uma oportunidade para gerar impacto real, além de soluções e projetos concretos.
“O que conseguimos medir até agora é que o programa está sendo um sucesso, isso muito em virtude da aderência das organizações multissetoriais que estão interessadas. As discussões do lab geram um terreno fértil para conseguirmos levantar projetos e viabilizá-los. Mas o resultado de toda essa construção será visto após a implementação das ideias geradas no evento”, completou.
O futuro sustentável de Paraisópolis e São Paulo
À medida que o programa SP + B avança, Paraisópolis e São Paulo como um todo estão no caminho certo para se tornarem modelos de desenvolvimento sustentável. O SP + B está moldando um futuro mais verde, inclusivo e economicamente viável, enfrentando desafios e transformando-os em oportunidades de crescimento sustentável.
O Cidades + B, em colaboração com o G10 Favelas e outras organizações, está desempenhando um papel vital na transformação de Paraisópolis em um centro de inovação sustentável.
O foco no laboratório de economia circular reflete o compromisso em abordar desafios complexos. Promovendo a economia circular como uma abordagem transformadora para São Paulo, o evento também contou com a presença da Exchange4Change e da Ellen MacArthur Foundation, importantes organizações que atuam na promoção da economia circular.