Sriracha é um molho de pimenta nomeado após a cidade onde foi criado, Si Racha, na Tailândia. Seu uso foi popularizado em 1980, quando o imigrante vietnamita David Tran foi aos Estados Unidos e começou a produzir sua própria versão do condimento. Ele é feito a partir de pimenta, açúcar, vinagre, alho e sal.
Seu uso é diversificado, e o molho pode ser utilizado em receitas ou como condimento, igual o ketchup. Além da embalagem da marca de Tran, ele é conhecido mundialmente pela sua aparência e gosto diferenciados. A pimenta sriracha é de um vermelho vibrante e tem o gosto único — apimentado e doce.
Em 2014, a fábrica da marca de David Tran, Huy Fong Foods, quase foi fechada em um acontecimento apelidado de “Apocalipse da Sriracha”.
Os moradores da cidade de Irwindale, onde a fábrica é estabelecida, reclamaram sobre os odores e possível contaminação do ar por conta dos ingredientes do molho. A fábrica foi fechada temporariamente enquanto a Câmara Municipal media a qualidade do ar e fazia simulações para testar a propagação dos vapores.
Isso quase resultou no fechamento da única fábrica da Huy Fong Foods. Os experimentos conduzidos pela Câmara Municipal apontaram um aumento de partículas de pimenta no ar. Porém, esses testes desconsideraram os filtros usados na fabricação do condimento. Além disso, foram usadas pimentas jalapeno em vez das pimentas vermelhas do molho original.
O caso foi encerrado e a Huy Fong Foods continuou na sua única sede na Califórnia.
A pimenta usada na produção de sriracha, assim como a maioria das outras pimentas contém um capsaicina em sua composição. A capsaicina é um componente que resulta na ardência desses alimentos, porém, ela também tem diversos benefícios à saúde. Alguns dos seus efeitos são:
A sriracha também é rica em nutrientes como o ferro e as vitaminas A, B6, C e E.
Embora seja um ingrediente comum na dieta, muitos veganos estritos não consideram a sriracha um produto vegano. Isso acontece porque sua composição conta com açúcar branco.
Alguns açúcares do mercado são pulverizados junto com ossos carbonizados de animais — o char de ossos. Porém, o ato foi majoritariamente usado no passado e é mais comum nos Estados Unidos.
Alguns tipos de sriracha também podem ser modificados para conter produtos de origem animal, como o mel e a maionese feita com ovos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais