Se existe um tema recorrente em nossas discussões é sobre como aproximar a causa ambiental da vida das pessoas
Desde que fundamos a Social Docs, já realizamos mais de 40 oficinas e talks, conversando com aproximadamente 1.000 pessoas sobre os desafios e angústias da comunicação para causas sociais.
Se existe um tema recorrente em nossas discussões é sobre como aproximar a causa ambiental da vida das pessoas. Praticamente todo mundo que trabalha com o tema traz esse questionamento: como contar as histórias da floresta, como fazer as pessoas prestarem atenção em um tema que parece tão distante de suas vidas? Essa discussão sempre nos faz refletir muito.
Histórias são poderosas. Se existe uma coisa que elas são capazes de fazer é gerar engajamento emocional na audiência. E isso acontece por dois motivos: a mensagem em uma história nos conecta de uma forma muito profunda (ouvimos e contamos histórias desde que nascemos); e uma história (que no final das contas precisa ter personagens) acaba por humanizar o conteúdo. Ainda que os personagens possam não ser humanos (pense em Toy Story, Procurando Nemo e tantos outros), eles são sim humanizados.
A partir do conceito de humanizar o conteúdo, surge a ideia de comunicar para além da floresta, da mata ou das praias. Quando pensamos nesses locais, precisamos lembrar o que de mais próximo existe neles: gente como a gente. Pensar na floresta é pensar em pessoas que vivem por lá. Pensar nas praias é pensar em gente que vive da pesca. Olhar o drama dessas pessoas aproxima muito a comunicação da audiência. Talvez uma pessoa comum, de cultura urbana (fora da bolha do impacto social) não se sensibilize por uma planta arrancada, por uma queimada ou uma praia poluída. Mas ela certamente pode se sensibilizar por uma vida injustiçada.
O vídeo abaixo é uma aula sobre humanizar a temática socioambiental. Vandécio Sebastião de Santana é só um dos milhares de exemplos de pessoas que estão sofrendo demais com a tragédia do óleo misterioso que apareceu no nosso litoral. Praticamente impossível não se sensibilizar com sua narrativa. Mas ele vai além. No final do depoimento ele ainda provoca VOCÊ. O problema, que logicamente é dele, também passa a ser seu.
Vandécio é um ótimo exemplo daquilo que acreditamos ser muito poderoso na comunicação de causas ambientais: personagem verdadeiro, um drama real e um grande conflito a ser superado.
Os desafios de se comunicar causas são enormes e certamente não existe uma única resposta. Acreditamos que é importante que os comunicadores possam evoluir em suas narrativas para que, juntos, possamos furar cada vez mais a bolha e aproximar a causa ambiental de toda a população!