Mais de meio milhão de canudos plásticos são jogados fora diariamente nos EUA. Eles acabam nos oceanos e rios, onde animais os confundem com alimentos
Movimentos contrários ao canudo plástico estão ganhando força no mundo todo, pois as pessoas enxergam cada vez mais a contradição que é utilizar esses pedaços de tubos de plástico de difícil reciclagem e curta duração. Nos Estados Unidos, vários grupos contra esse tipo de produto surgiram, como The Last Plastic Straw, Straw Free, e No Straw Challenge, incentivando pessoas a recusarem canudinhos plásticos e solicitarem aos seus restaurantes e bares preferidos a eliminação completa desse tipo de item.
O documentário “Straws“, de 30 minutos, faz um apelo parecido ao público. Produzido por Linda Booker e narrado por Tim Robbins, a narrativa traça a história dos canudos plásticos e tenta explicar como chegamos ao ponto em que mais de meio milhão de canudinhos são jogados fora de forma irresponsável diariamente nos Estados Unidos.
Booker conversa com uma série de pessoas que estudam o tema e trabalham para evitar a poluição causada por esse tipo de resíduos, incluindo os biólogos responsáveis pela extração de um canudinho do nariz de uma tartaruga marinha – a retirada do item foi filmada e viralizou na internet em 2015 (saiba mais em “Canudinho plástico preso em narina de tartaruga é removido por pesquisadores“).