Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O suplemento de cúrcuma ajuda a facilitar a absorção de cúrcumina pelo corpo humano

O suplemento de cúrcuma é utilizado para complementar a alimentação de pessoas que buscam melhorar a saúde. Produzido a partir da cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, o suplemento pode ser útil para pessoas com problemas de inflamação, artrite e doenças do trato intestinal.

Para que serve o suplemento de cúrcuma?

O suplemento de cúrcuma é rico em curcumina, um princípio ativo que contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Devido a esses benefícios, o suplemento de açafrão ajuda a neutralizar os radicais livres, moléculas instáveis que podem aumentar o risco de câncer.

O uso mais popular da cúrcuma é feito na medicina ayurveda. Praticantes deste tipo de medicina tradicional usam as propriedades bioativas da curcumina para o tratamento de:

Alguns pesquisadores recomendam ficar de olho na quantidade de curcumina presente nos suplementos de açafrão. Isso porque a absorção da substância é baixa no corpo humano e, para que seja efetivo, o suplemento de cúrcuma precisa ter no mínimo 95% de curcumina em sua composição. 

Para saber mais, confira as matérias: “Conheça os benefícios da cúrcuma” e “Curcumina: o poderoso composto da cúrcuma”.

suplemento de cúrcuma

Quem toma suplementos de cúrcuma? 

Pessoas que buscam melhorar a sua saúde, por terem uma das condições citadas acima, ou apenas porque querem melhor qualidade de vida, são aquelas que fazem o uso de suplemento de cúrcuma. Antes de fazer o uso do suplemento alimentar, procure conversar com um profissional da saúde — ele irá dizer se o produto é adequado para o seu quadro de saúde.

Alguns médicos indicam ingestão da substância por meio de suplementos, já que a cúrcuma não é facilmente absorvida pelo corpo humano. Esses suplementos contam com o adicional de piperina (extrato de pimenta preta), gorduras saudáveis e ou lipídos como a lecitina de soja, que facilitam o absorvimento.

Apesar do suplemento de cúrcuma ter certos benefícios ligados a ingestão da curcumina, os estudos que comprovam essas propriedades em humanos são ínfimos. Boa parte das pesquisas voltadas para esse suplemento alimentar usa testes em animais, e não em pessoas, o que pode alterar o verdadeiro resultado. 

Por isso, profissionais de saúde podem recomendar uma mudança de dieta para quem busca melhorar a saúde e reduzir inflamações em vez do uso dos suplementos de cúrcuma. 

Quem não pode usar cúrcuma?

Gestantes e pessoas que estão amamentando devem evitar o consumo de suplementos de cúrcuma, pois não existem estudos que comprovem sua segurança para esse grupo de indivíduos. Apesar de serem poucos os efeitos colaterais do suplemento de açafrão, existem pessoas que apresentam desconforto digestivo após a sua ingestão.

Pessoas que fazem o uso de anticoagulantes também devem evitar o consumo do suplemento. Isso porque altas doses de curcumina podem ter um efeito anticoagulante, e quando misturada com esses medicamentos aumentam os riscos de sangramentos. Além disso, esse produto eleva a produção de bile, e por isso não deve ser consumido por quem sofre com problemas no fígado ou na vesícula biliar.

A quantidade máxima de suplemento de cúrcuma que deve ser tomado é de 1.000 miligramas por dia. Converse com seu médico antes de fazer o uso da curcumina para suplementação alimentar. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais