A sustentabilidade empresarial é uma estratégia que visa o desenvolvimento sustentável de uma sociedade, reduzindo os seus impactos ambientais. Ela pode ser definida como um conjunto de ações realizadas por parte de uma empresa.
Por um lado, a sustentabilidade abrange principalmente questões relacionadas à degradação ambiental e à poluição. Já o foco do desenvolvimento sustentável é voltado para o planejamento participativo e para a criação de uma nova organização econômica e civilizatória, que tem um trabalho ecologicamente correto.
Nesse sentido, o desenvolvimento sustentável inclui as sustentabilidades urbana e rural. Além da preservação dos recursos naturais e minerais, a logística reversa, a ética e a política para o planejamento.
Além disso, o compromisso com essas ações sugere uma maior integração entre três dimensões. Conhecidas como pilares da sustentabilidade empresarial, são as dimensões econômicas, sociais e ambientais. Isso por meio de programas e políticas centrados nas questões sociais e, em especial, nos sistemas de proteção social.
Para que o conceito de desenvolvimento sustentável seja aplicado e tenha validade, é importante que os recursos naturais e os direitos humanos sejam protegidos. As empresas e os governos têm um papel importante nesse trabalho, conforme indicam os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos. Pois precisam basear suas práticas na responsabilidade e no respeito tanto à natureza quanto aos direitos humanos, correndo o risco de enfraquecer a busca por um desenvolvimento sustentável caso priorizem o lucro.
Para que a sustentabilidade empresarial seja efetiva, é preciso que a empresa adote atitudes éticas e práticas que estimulem o seu crescimento econômico. Assim, de modo a reduzir os danos de suas externalidades negativas. Entenda mais sobre esse tema na matéria:
A sustentabilidade empresarial, quando implementada efetivamente, melhora a imagem da empresa perante os consumidores e a comunidade em geral.
Com a expansão da consciência ambiental da sociedade, a demanda por serviços e produtos com menor impacto socioambiental aumentou. Cada vez mais os consumidores buscam por produtos e serviços que estejam de acordo com o conceito de sustentabilidade empresarial.
Entretanto, vale a pena ressaltar que a sustentabilidade empresarial não se baseia apenas em atitudes superficiais de marketing, o chamado greenwashing. Ou seja, as práticas adotadas pela empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.
É comum achar que ao fazer parte da prática da sustentabilidade empresarial a empresa necessariamente perderá dinheiro. Mas, isso não é uma verdade.
Além da melhora da imagem da empresa possibilitar a aquisição de novos clientes, algumas práticas contribuem para a redução dos custos de produção. O que, consequentemente, pode ser convertido em ganhos monetários a longo prazo.
Algumas dessas práticas incluem:
A sustentabilidade empresarial pressupõe o zelo pela sustentabilidade social. De maneira que a preocupação pelo bem-estar humano comece dentro da própria empresa. Existem algumas atitudes empresariais que entram no leque de requisitos da sustentabilidade empresarial, incluindo:
Uma empresa que trata bem seus funcionários proporciona um ambiente favorável ao melhor exercício de suas funções. Sendo assim, muitas pessoas têm satisfação em trabalhar para empresas sustentáveis, o que melhora sua dedicação ao trabalho.
Mas a sustentabilidade empresarial pode ultrapassar o âmbito privado das empresas. Para aperfeiçoar a prática da sustentabilidade, a empresa pode desenvolver projetos ambientais externos voltados para o desenvolvimento socioambiental. Outras práticas, como a adoção de medidas éticas que superem as obrigações da lei, também devem ser adotadas.
Por exemplo: é proibido por lei explorar trabalho escravo, sonegar impostos e/ou fraudar licitações. Toda empresa é obrigada a não praticar essas ações.
Adquirir sistemas de maior transparência de suas ações perante a sociedade não é obrigatório por lei. Porém, a empresa pode adotar essa medida como opção para melhorar sua imagem e estar mais próxima da sustentabilidade empresarial.
Nesse sentido, há o exemplo das certificações não obrigatórias por lei. Algumas empresas adotam-nas para demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade empresarial. Um exemplo é a certificação B Corps.
As empresas que adotam essa certificação são chamadas de empresas B.
Na certificação B Corps, as empresas adotam práticas de sustentabilidade empresarial com base em três pilares principais:
Para saber mais sobre esse tema, dê uma olhada na matéria:
Outra ferramenta que pode auxiliar as empresas que zelam pela sustentabilidade empresarial é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Criado pela Bovespa, ele é uma importante ferramenta de análise e comparação das empresas que mantêm ações na Bolsa de Valores. Ele busca esclarecer os investidores sobre como essas corporações estão adotando práticas de desenvolvimento sustentável.
Existe uma série de atitudes que podem ser tomadas por empresas preocupadas em adotar ou aperfeiçoar a sustentabilidade empresarial. Dessa forma, os adeptos da sustentabilidade empresarial acreditam que as empresas, em conjunto com os governos, podem alcançar o desenvolvimento sustentável.
Gostou de saber o que é sustentabilidade empresarial? Então que tal entender o conceito de desenvolvimento sustentável? Dê uma olhada na matéria: “O que é desenvolvimento sustentável?“. Veja também o que você pode fazer pela sustentabilidade enquanto consumidor na matéria: “O que é consumo sustentável?“.
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