A tanchagem (Plantago major) tem sido amplamente utilizada desde os tempos antigos para tratar uma ampla gama de doenças, incluindo obstrução intestinal, prisão de ventre, tosse e feridas, como picadas de insetos. Embora nativa da Europa, a planta é também encontrada no Sul do Brasil.
Ela é considerada cicatrizante, antipirética, antitússica, anti-infecciosa, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, diurética, laxante, adstringente e hemostática, com propriedades confirmadas em pesquisas recentes. Investigações fitoquímicas mostram que a tanchagem contém compostos voláteis, triterpenóides, ácidos fenólicos e flavonoides. Ainda existem estudos que associam a planta medicinal ao tratamento de TPM, doenças neurológicas e problemas de visão.
Tanchagem é uma das plantas medicinais da família Plantaginaceae. O uso da tanchagem é conhecido no mundo todo por suas diversas propriedades curativas: desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante. É facilmente encontrada em plantas e jardins.
As folhas e sementes podem ser usadas como remédio caseiro, em forma de pomada ou chá. Além disso, a tanchagem pode auxiliar no tratamento de dores de garganta, doenças e infecções respiratórias, tosse, aftas, amigdalite, infecção urinária, diarreia e azia, entre outros problemas. Como ajuda a cicatrizar e coagular o sangue, também é amplamente utilizada para curar furúnculos.
Entre os princípios ativos da planta, destacam-se irinoides, mucilagens, flavonoides, que possuem ação antioxidante, e a aucubina, responsável pela ação antimicrobiana, analgésica e anti-inflamatória da erva. Além disso, a tanchagem contém alantoína, que auxilia na regeneração da pele. Por isso, pode ter efeito adstringente, fluidificante e emoliente.
Como é descongestionante de vias respiratórias, a erva é muito utilizada para tratar gripes e resfriados. Ricas em cálcio, minerais e vitaminas – entre elas a vitamina K e a vitamina C –, as folhas podem ser muito úteis no tratamento de cortes, feridas e furúnculos na pele. A tanchagem pode ser consumida em saladas, sopas e outros pratos.
Em um estudo, os pesquisadores testaram extraíram diversas partes da planta e testaram os extratos contra diferentes tipos de células cancerosas. Eles descobriram que as sementes exibiam a maior atividade antiproliferativa, o que significa que elas inibiam melhor o crescimento das células tumorais. Alguns fabricantes afirmam que as folhas de tanchagem ajudam a “limpar e desintoxicar” o corpo, além de promover a saúde respiratória. No entanto, nenhuma pesquisa até o momento confirma essas alegações.
Existem diversos produtos à base de tanchagem disponíveis em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Se preferir, você pode consumir as folhas frescas, que são encontradas facilmente nas feiras, ou em forma de chá.
Faça uma compressa de folhas de tanchagem maceradas sobre a área afetada, depois de lavá-la com o chá feito previamente com as folhas da planta.
Masque um punhado de folhas de tanchagem maceradas, aplique a preparação sobre a queimadura e cubra, finalmente, com uma bandagem feita com folhas frescas.
Aplique a pomada de tanchagem sobre a área afetada e deixe que o agente anti-inflamatório trabalhe.
Faça gargarejos ou bochechos com o chá das folhas, de três a quatro vezes ao dia.
Consuma de um a dois copos de chá das folhas, por dia.
Lave e seque bem as folhas. Coloque-as num pote, com uma colher de sopa de óleo de coco. Em seguida, ponha o preparado em banho-maria até que o óleo derreta. Quando estiver pronto, retire as folhas e deixe a mistura em temperatura ambiente para solidificar.
Se preferir, adicione um pouco de cera de abelha, para conferir cremosidade à pomada. Mantenha o remédio em um frasco de vidro ou uma tigela com tampa e guarde na geladeira.
Coloque de 3 a 4 gramas de folhas de tanchagem em 150 ml de água fervente. Deixe repousar por três minutos. Quando amornar, coe e beba até 3 xícaras por dia.
Possíveis efeitos colaterais da tanchagem incluem sonolência, cólica e desidratação. Não é indicado para grávidas, lactantes e pessoas com problemas cardiovasculares.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais