Tapetes piauienses são feitos com capim reaproveitável

Compartilhar

Taboa é a matéria-prima, que pode ser reutilizada por diversas vezes

Fazer tapetes com taboa, uma espécie de capim, por si só já é uma técnica admirável, mas o melhor é o fato de a prática ser totalmente autossustentável. A Trapos e Fiapos, comandada há 27 anos pela piauiense Tereza do Carmo Melo, gostou tanto da experiência que se especializou em produzir tapetes fiados apenas com o material. A planta da taboa é totalmente autossustentável porque mesmo com a retirada do capim, a raiz é preservada, permitindo que a planta cresça inúmeras vezes.

Toda tapeçaria é tecida a mão por mulheres da comunidade de Nova Santa Rita, no Piauí. Além do resgate da tradição local, é uma fonte de renda e desenvolvimento profissional para a população local.

As peças sempre muito bem executadas também apresentam um cuidado em relação do design. Recentemente, a marca lançou três linhas em parceria com a designer Baba Vacaro, que brincou com as cores para criar as coleções Sertão e Flor, O Sertão Vai Virar Mar e Fios do Sol.


Fonte: Projeto Contem

Veja também:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais