Tatuagem dói muito? Depende! Entenda mais sobre a dor da tatuagem
Afinal, fazer tatuagem dói? Depende! Muitas pessoas acreditam que a dor da tatuagem é um tanto subjetiva — enquanto uns sentem mais, outros não se incomodam com as incessantes agulhadas.
Em geral, o processo de receber uma tatuagem envolve a perfuração da pele com uma ou mais agulhas. A agulha é responsável pelo transporte do pigmento da tinta, que é depositado na derme — o local ideal para que a tinta permaneça visível e não saia.
Existem diversas variáveis quando falamos sobre a dor da tatuagem, como a tolerância do indivíduo, parte do corpo e a quantidade de agulhas usadas durante o procedimento. Portanto, cada experiência é única e pode variar de pessoa para pessoa.
Qual o pior lugar para fazer uma tatuagem?
Enquanto não há evidências científicas que comprovem quais são os locais mais doloridos para fazer tatuagem, ao longo do tempo, muitos profissionais da indústria reuniram informações sobre suas próprias experiências e de outras pessoas para poder indicar um mapa de dor de tatuagem.
Ao todo, acredita-se que os lugares mais dolorosos para fazer tatuagens são aqueles sobre os ossos, em locais com pouca gordura ou com muitas terminações nervosas, como:
- Cabeça, pescoço e rosto;
- Axilas;
- Palma das mãos;
- Costela;
- Tornozelo;
- Canela;
- Dedos dos pés e das mãos;
- Pés;
- Joelho;
- Coluna;
- Virilha.
Em contrapartida, os lugares menos dolorosos são:
- Braços;
- Costas;
- Parte externa da coxa;
- Ombros.
Confira o mapa de dor de tatuagem no site do Healthline.
O que se compara a dor de uma tatuagem?
Dentro da comunidade de tatuadores, diversas evidências anedóticas sobre a descrição da dor foram reunidas ao longo do tempo. De acordo com profissionais ou indivíduos que apreciam essa arte, ela pode ser descrita de diferentes formas.
Existem algumas sensações gerais comumente sentidas ao fazer uma tatuagem, como:
- Dor ardente: similar a ter algo muito quente pressionado contra a pele por um período prolongado;
- Dor maçante ou de fundo: a reação do corpo ao receber uma tatuagem pode liberar hormônios do estresse, como a adrenalina, que entorpecem a dor ou a maior parte dela;
- Arranhões: é a sensação mais comum em receber uma tatuagem, associada aos movimentos da agulha sobre a pele;
- Dor aguda ou pungente: uma dor intensa, descrita como muitas pequenas picadas de abelha;
- Vibrações: mais comuns em tatuagens localizadas sobre os ossos, causadas pelos nervos dos ossos que captam a vibração da máquina de tatuagem. Menos intensa que outros tipos de dor.
Por que fazer tatuagem dói?
Perguntar “por que tatuagem dói” é natural. De fato, muitas pessoas questionam esse fenômeno e querem saber mais além do óbvio. Além de serem feitas a partir da penetração da pele com diversas agulhas, muitos fatores influenciam os níveis de dor das tatuagem.
Com cada picada de agulha, a tinta é injetada na pele e o sistema imunológico do corpo responde implantando glóbulos brancos chamados macrófagos para lidar com a ameaça. Nesse processo, muito pigmento é perdido, mas o resto se fixa em células da pele denominadas fibroblastos e permanecem visíveis através das finas camadas de tecido que os cobrem.
Contudo, essa não é a parte que resulta na dor.
Para que a tatuagem dure e seja permanente, a tinta deve ser depositada em um local específico da pele, a derme. Diferentemente da epiderme, a camada externa da pele que descama para ser renovada, a derme não realiza esse processo, e carrega o pigmento da tinta por toda a vida.
Porém, a derme contém células receptoras que enviam sinais de dor ao cérebro o que, consequentemente, resulta nos sentimentos de dor.
O que saber antes de fazer uma tatuagem?
Se você está pensando em fazer uma tatuagem, é natural possuir curiosidades sobre o nível de dor desse processo. Afinal, embora existam comparações entre os tipos de dor, você só vai saber como é essa experiência através da sua primeira tatuagem.
Em geral: sim, vai doer. Mas, dependendo da sua resistência à dor e do local escolhido, ela pode ser mínima. Além disso, a experiência pode valer a pena se você escolheu um desenho que lhe agrada e que quer carregar pelo resto da vida.
Se você está preocupado com a dor, entre em contato com o seu tatuador. O artista pode recomendar cremes anestésicos ou outras dicas para facilitar o processo.
Porém, tenha em mente que muitos artistas não trabalham com anestésicos, pois algumas marcas podem influenciar no pigmento e no produto final da tatuagem.