Tatuagem inflamada costuma ser um processo natural da tatuagem nos quatro primeiros dias. Ela irá apresentar uma aparência de inchaço, vermelhidão e dor ao redor e no local em que foi feita. No entanto, se a inflamação não passar depois do período previsto, é preciso procurar ajuda de um dermatologista para tratar a tatuagem inflamada.
Quando a tatuagem não é feita de forma segura, ela pode desenvolver algumas condições nocivas à pele. Uma tatuagem inflamada pode surgir em duas situações como:
A infecção pode acontecer em uma tatuagem logo após ela ter sido feita ou até mesmo meses e dias após o procedimento. Entretanto, é comum aparecerem alguns sinais de inflamação no processo de cicatrização da pele após o procedimento. É preciso procurar um dermatologista em casos de:
Uma reação alérgica pode acontecer a qualquer momento depois de realizar a tatuagem. A alergia pode aparecer em uma tatuagem inflamada caso não seja cuidada. Os sintomas podem surgir até mesmo décadas depois que o procedimento foi realizado. Isso pode acontecer devido à iniciação de tratamentos médicos para:
Todas as cores de tinta podem causar uma reação alérgica em sua tatuagem, no entanto, a tinta vermelha é comumente a culpada por esses efeitos colaterais. Caso você tenha tatuagem inflamada, preste atenção nestes sintomas para saber se é alergia:
Antes de passar qualquer remédio em sua tatuagem, entre em contato com um médico dermatologista. Esse profissional irá verificar a área da tatuagem inflamada e identificar se ela está infeccionada ou apresentando uma reação alérgica. O dermatologista será responsável por prescrever o melhor tratamento para a tatuagem inflamada.
Quando se trata de uma tatuagem inflamada devido à infecção, o médico precisará localizar se a infecção aconteceu por vírus, bactéria ou fungo. Caso tenha sido por um fungo, será prescrita uma pomada antifúngica com cetoconazol, fluconazol ou itraconazol. Quando for uma infecção por bactéria, o indicado é o tratamento com pomada antibiótica com bacitracina ou ácido fusídico.
Por fim, se a tatuagem inflamada for devido a uma infecção por vírus, é recomendado que a pessoa mantenha a higiene local e descanse por alguns dias. Afinal, o corpo já tem o que é necessário para combater o vírus. A demora na busca pelo tratamento da infecção pode fazer com que ela se espalhe para outros órgãos e cause outras doenças.
Uma tatuagem inflamada em decorrência de alergia pode ser tratada com ingestão de remédios anti-histamínicos. Eles são os responsáveis por bloquear a ação da histamina, a enzima que acaba causando a reação alérgica.
O dermatologista responsável pelo cuidado da tatuagem inflamada irá prescrever os remédios que ele acredita serem úteis para melhorar a condição. Caso a situação seja muito grave, ele também pode indicar o uso de uma pomada corticóide para passar sobre a pele da tatuagem inflamada.
Existem formas e cuidados para evitar ter uma tatuagem inflamada. Toda precaução é necessária quando se trata de inserir tinta em sua pele permanentemente. Por isso, antes de ir fazer sua tatuagem, tenha certeza sobre todos os cuidados necessários. Assim, você evita qualquer tipo de problema na pele quando o procedimento for realizado.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais