Saiba o que fazer para que os germes não se espalhem
Quando algum dos moradores da sua casa está doente, passa um tempinho e outro habitante é contaminado. Mas há algumas dicas legais de como evitar germes em casa e evitar que sua casa inteira passe por uma “mini-epidemia”.
Escovas de dentes e de cabelos
Se a sua escova de dentes está próxima à da pessoa doente, os germes danadinhos vão infestá-la e deixar todo mundo doente também. Coloque a escova da pessoa doente em quarentena, numa gaveta ou copo separado para ela não infectar as escovas saudáveis. Se possível, recomende à pessoa infectada que utilize escovas descartáveis até que a doença tenha sido curada. Se a sua família compartilhar escovas de cabelo, certifique-se de desinfetar os cabos das escovas após a pessoa doente utilizá-las.
Pias e sanitários
Se a pessoa enferma estiver com diarreia, vomitando, ou com ambos os problemas, é bem importante que você dê uma atenção especial ao banheiro. Limpe-o ao menos uma vez por semana (principalmente após os “fortes incidentes”). Use luvas enquanto você limpa o “trono” e a pia e, após finalizar o processo, limpe os equipamentos de limpeza, para livrá-los dos germes.
Maçanetas
Mesmo que você viva numa casa super moderna, impossível que não haja maçanetas nas portas ou armários de sua residência. Elas espalham germes muito rapidamente! Uma vez por dia, procure maçanetas que provavelmente foram usadas por mãos de pessoas doentes e limpe-as com uma substância desinfetante.
Toalhas e roupas
Germes não vivem em toalhas por muito tempo, mas eles sobreviverão tempo suficiente para deixar outras pessoas doentes. Limpe as toalhas escaldando-as com água ao menos uma vez por semana para livrá-las dos micro-organismos. Assim que as roupas da pessoa doente chegarem ao cesto de roupas sujas, oriente-a a lavá-las, pois assim os germes não têm tempo para contaminar o resto das roupas que estão no cesto.
Brinquedos
Se seus pequeninos estão doentes, fique atento aos brinquedos mais usados por eles. Assim que a brincadeira acabar, limpe-os com a solução desinfetante.
Para além das dicas citadas, certifique-se de que os membros da sua família lavam as mãos com sabão frequentemente (pelo menos cinco vezes ao dia). Evite compartilhar comida, bebidas, travesseiros ou almofadas.