Temperatura basal é o termo usado para descrever a temperatura do organismo da mulher em repouso. No período reprodutivo (depois da puberdade e antes da menopausa) o aumento da temperatura do organismo feminino ocorre levemente quando há ovulação. Por isso algumas mulheres medem a temperatura basal para melhorar as chances de engravidar.
Quando você está tentando iniciar uma família, é difícil ser paciente. Mas engravidar pode levar algum tempo. Manter o controle da temperatura basal pode ajudar a entender a própria fertilidade. Você será capaz de prever melhor quando irá ovular. Isso pode ajudar a descobrir quando você tem a melhor chance de engravidar.
Medir a temperatura basal não custa nada e não tem efeitos colaterais. Mas alguns fatores como estresse, privação do sono, alteração do dia pela noite, doenças, mudanças de fuso horário, álcool, e medicamentos podem alterar a temperatura basal. Algumas mulheres também podem ovular sem que a temperatura basal flutue.
O rastreamento da temperatura corporal basal também pode ser útil se você estiver tentando não engravidar. Ao evitar relações sexuais nos dias em que você provavelmente está ovulando, você pode reduzir suas chances de concepção. Mas lembre-se, esse método não fornece proteção suficiente. Sempre use um método alternativo de controle de natalidade para evitar a gravidez.
O processo de rastreamento da temperatura basal é simples, mas requer um pequeno comprometimento.
Se a temperatura corporal basal permanecer por 18 dias ou mais após a ovulação, você poderá estar grávida.
Pode demorar alguns meses para rastrear sua temperatura para que um padrão apareça. Rastreie a temperatura basal por três a quatro meses antes de usar os dados.
Converse com sua médica ou médico se você faz gráficos há alguns meses, mas seus ciclos são irregulares e não há nenhum padrão discernível emergindo.
Existem modelos de termômetro feitos especialmente para medir a temperatura basal. Alguns são feitos com despertador, luz de fundo para visibilidade no escuro, faixa de medição sensível, alarme de febre e alarme de conclusão de teste.
Medir a temperatura basal é um método que faz parte do planejamento familiar. E este é importante para homens e mulheres, pois melhora a qualidade de vida do casal, a saúde dos filhos e do relacionamento conjugal. Além disso, de acordo com estudo, ele está relacionado a melhor entrosamento entre pais e filhos, melhores níveis de de educação formal e informal e diminuição da mortalidade materno-infantil.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais