O tikka masala é um prato típico indiano, mas sua origem é disputada. Alguns apontam Glasgow, na Escócia, como o lugar de sua criação. Outros dizem que ele foi criado por chefs de cozinha de Bangladesh residentes no Reino Unido. Uma outra possível origem é que o tikka masala era um prato consumido pela realeza no Império Mongol, enquanto outras fontes argumentam que se trata de uma variação de um prato tradicional da região do Panjabe.
Seja qual for a sua real origem, o tikka masala conta com uma variedade de especiarias e técnicas associadas à cozinha indiana e, por isso, é tido como um prato tradicional indiano. Sua versão clássica consiste em peitos de frango marinados em iogurte natural e especiarias (conhecido como frango tikka), assados em um forno tandoor e servidos com molho masala (mistura de especiarias).
No entanto, quem segue a filosofia vegana conta com opções sem ingredientes de origem animal. Para quem tem intolerância à lactose, também é possível encontrar iogurte vegano. Além disso, o molho masala é preparado com creme de leite, que pode ser facilmente substituído por creme de leite de soja ou leite de coco.
Para criar a sua versão vegana do prato, o ingrediente secreto é a criatividade. O molho dará a característica tradicional do tikka masala, então é importante atentar para os temperos usados. Já o frango pode ser substituído por diversas alternativas vegetais, como, por exemplo, grão de bico, couve-flor, proteína de soja, tofu ou tempeh.
Confira abaixo uma receita prática e deliciosa de tikka masala vegano!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais