Conheça 16 tipos de massagem e seus benefícios

Compartilhar

Massagem é a prática de esfregar e amassar o corpo usando as mãos, aplicando pressão local de modo suave ou forte, com a finalidade de aliviar a dor e a tensão dos músculos e articulações do corpo. Um massagista é uma pessoa treinada para fazer massagem.

Existem vários tipos de massagem que se concentram em diferentes pontos específicos do corpo, com distintas abordagens de cura, como aquelas que buscam melhora do sistema imunológico. Confira algumas técnicas e seus benefícios:

Quais são os tipos de massagens relaxantes?

1. Massagem sueca

A massagem sueca é um tipo de massagem de corpo inteiro que é ideal para pessoas que são iniciantes, têm muita tensão e são sensíveis ao toque. Ela ajuda a desfazer os nós musculares e promove a sensação de relaxamento.

Para fazê-la, é necessário retirar as roupas, com exceção da roupa íntima. A pessoa a ser massageada é coberta por um lençol que será retirado pelo massagista apenas das partes massageadas.

O massagista usará uma combinação de:

  • Amasso;
  • Movimentos longos e fluidos na direção do coração;
  • Movimentos circulares profundos;
  • Vibração e batidas;
  • Técnicas de movimento articular passivo.

Normalmente, ela dura entre 60 e 90 minutos.

2. Massagem com pedras quentes

A massagem com pedras quentes é indicada para pessoas que têm dores musculares e tensão, ou que simplesmente querem relaxar. Esse tipo de massagem terapêutica é semelhante à sueca, a única diferença é que são usadas pedras em vez das mãos. Ela serve para aliviar a tensão muscular, relaxar, melhorar a circulação sanguínea e promover o alívio de dores.

O massagista coloca pedras aquecidas em diferentes áreas do corpo fazendo movimentos similares aos da técnica sueca, com pressão suave.

A pessoa a ser massageada não usa roupas, a não ser que se sinta mais confortável. Esse tipo de prática costuma durar 90 minutos.

Foto de engin akyurt na Unsplash

3. Massagem de aromaterapia

A massagem de aromaterapia é indicada para pessoas que buscam se curar emocionalmente. Entre os benefícios da massagem é que ela melhora o humor; reduz o estresse e a ansiedade; alivia a tensão muscular e a dor; e reduz os sintomas da depressão.

Depressão pós-sexo: o que é, causas e como tratar

O massoterapeuta combina pressão suave e uso de óleos essenciais na pele e em um difusor.

Às vezes, ela se concentra apenas nas costas, ombros e cabeça e dura entre 60 e 90 minutos — promovendo o relaxamento profundo.

4. Massagem profunda

Durante a massagem profunda é utilizada mais pressão do que na massagem sueca. É uma boa opção para quem tem problemas musculares crônicos. Pode ajudar a aliviar os músculos tensos, a dor muscular crônica e a ansiedade e melhora o sistema imune.

16 opções naturais de remédio para ansiedade

Durante a prática, o massagista usa movimentos lentos e uma pressão profunda dos dedos para aliviar a tensão das camadas mais profundas dos músculos e tecidos conjuntivos. A pessoa a ser massageada pode ficar nua ou usar apenas a roupa íntima. Ela dura em torno de 60 a 90 minutos.

5. Massagem esportiva

A técnica de massagem esportiva é uma boa opção para quem possui lesão causada por movimento repetitivo, como pode acontecer quando há prática de algum esporte. Também é importante para prevenir lesões esportivas, aumentar a flexibilidade e o desempenho físico.

Além disso, podem ser realizados movimentos para aliviar a dor, a ansiedade e a tensão muscular. Ela pode ser feita no corpo todo ou se concentrar nas partes que precisam de mais atenção. A pressão profunda pode ser alternada com movimentos suaves, dependendo das necessidades.

Esse tipo pode ser feito usando roupas finas ou de corpo nu e dura entre 60 e 90 minutos

6. Massagem de ponto-gatilho

A massagem de ponto-gatilho é mais adequada para pessoas que têm lesões, dores crônicas ou condições específicas. Às vezes, áreas de tensão nos tecidos musculares, conhecidas como pontos-gatilho, podem causar dor em outras partes do corpo. Concentrar nos pontos-gatilho ajuda a reduzir a dor em outras partes do corpo.

A prática de ponto-gatilho usa traços largos e fluidos que são suaves e relaxantes combinados com uma pressão mais forte e profunda. A prática incluirá trabalho em todo o corpo, embora o terapeuta se concentre em áreas específicas do corpo que precisam ser liberadas. Você pode usar roupas leves, ser totalmente ou parcialmente despido. Esse tipo de massagem geralmente dura entre 60 a 90 minutos.

7. Reflexologia

A reflexologia é indicada para quem está procurando relaxar ou restaurar seus níveis naturais de energia. Também é uma boa opção para quem não se sente à vontade em ser tocado no corpo inteiro, pois essa técnica usa uma pressão (de suave a firme) apenas em pontos dos pés, mãos e orelhas. A técnica de reflexologia dura em torno de 30 a 60 minutos.

8. Massagem shiatsu

Shiatsu é um tipo de massagem relaxante japonesa indicada para pessoas que querem aliviar o estresse, a dor e a tensão. Ela promove o relaxamento físico e emocional; alivia o estresse, a ansiedade e a depressão; pode aliviar a dor de cabeça e reduzir a tensão muscular.

Ela pode ser feita em todo o corpo em regiões específicas que precisem de atenção extra. Durante a massagem, o terapeuta usa as mãos, as palmas das mãos e os polegares para massagear certos pontos do corpo. São utilizadas técnicas de pulsação ou pressão rítmicas e a pessoa não precisa se despir se desejar. Esse tipo de massagem dura entre 60 e 90 minutos.

9. Massagem tailandesa

A massagem tailandesa aumenta a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. Essa massagem é feita no corpo inteiro usando uma sequência de movimentos que são semelhantes aos alongamentos feitos na ioga.

O massagista usa as palmas das mãos e os dedos para aplicar uma pressão firme; e estica e torce o corpo em várias posições. Você pode usar roupas folgadas e confortáveis. Ela dura entre 60 e 90 minutos.

10. Massagem pré-natal

A massagem pré-natal pode ser uma maneira segura das gestantes reduzirem as dores, o estresse e a tensão muscular durante a gravidez. Ela pode ser aplicada em qualquer momento da gestação. No entanto, muitas instalações não oferecem as condições ideais para realização da prática às gestantes no primeiro trimestre de gravidez, devido ao risco de aborto espontâneo durante esse período.

A massagem pré-natal é uma pressão leve semelhante à massagem sueca. Nesse tipo de massagem, o massagista se concentra em áreas como a parte inferior das costas, os quadris e as pernas. A pessoa pode ficar total ou parcialmente despida, dependendo do nível de conforto.

Durante, a gestante fica deitada de lado ou em uma mesa especialmente projetada com um recorte para sua barriga. Mas atenção: se você está grávida e apresenta dor nas panturrilhas ou outras partes da perna, procure ajuda médica antes de fazer. O tempo de duração é entre 45 e 60 minutos.

11. Massagem de casal

Normalmente, você pode escolher o tipo de massagem que gostaria de receber junto com sua companheira ou companheiro. Mas também é possível escolher receber um tipo diferente do parceiro. O casal fica em mesas lado a lado, e cada um tem seu próprio massoterapeuta, sendo possível conversar durante a prática, se for o desejado

12. Massagem em cadeira

A prática realizada em uma cadeira é indicada para quem deseja uma massagem rápida concentrada no pescoço, nos ombros e nas costas. Essa técnica também pode ser uma forma de ter o primeiro contato com esse universo. 

Ela ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, usando pressão média. A pessoa massageada permanece totalmente vestida e se senta sobre a cadeira especialmente projetada para que o massagista realize o seu trabalho. Esse tipo de massagem dura entre dez e 30 minutos.

13. Shantala

Shantala é um tipo de massagem relaxante de origem indiana, inspirada na Medicina Ayurvédica, desenvolvida para ser aplicada em bebês. Entre os inúmeros benefícios da shantala, ela proporciona alívio das cólicas, promove bem-estar e fortalece o vínculo afetivo de mãe e pai com o bebê.

Entenda mais sobre o tema na matéria:

Shantala: conheça a massagem para bebês

14. Massagem tântrica

A tântrica é um tipo de massagem erótica que também envolve uma ligação espiritual muito forte e presente.

O propósito é permitir a conexão com o parceiro ou a parceira de forma mais espiritual e consciente, tornando o relaxamento e a tranquilidade o objetivo final. A prática envolve os chakras e usa transferência de energias para estimular todas partes do corpo. Ainda que seja uma prática erótica, o foco da massagem tântrica não é, necessariamente, a relação sexual propriamente dita. Saiba mais sobre o tema na matéria:

Massagem tântrica: o que é, benefícios e como fazer

15. Automassagem

Automassagem é uma maneira simples, rápida e prática de se livrar de dores indesejáveis e relaxar no conforto de casa. E o melhor de tudo: não custa nada! Além de aliviar a tensão muscular, outro benefício da prática é que ela é uma ferramenta de autocuidado e pode proporcionar os mesmos benefícios para a saúde que a tradicional.

16. Gua sha

Gua sha é uma técnica chinesa de massagem facial que consiste em esfregar ou raspar a pele com algum objeto em movimentos ascendentes e longos, aplicando pressão suficiente para criar pequenos hematomas. A técnica, além de tratar a dor e auxiliar na redução do inchaço através da drenagem linfática, ainda promove o fluxo sanguíneo, atenua linhas de expressão, alivia a tensão muscular e melhora várias condições de saúde (como problemas respiratórios e digestivos, insônia e febre).

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais