Entenda mais sobre os traços de personalidade e o que eles significam
Traços de personalidade são características universais atribuídas a seres humanos que ajudam a identificar e categorizá-los. Eles são compostos por comportamentos, emoções e padrões de pensamentos.
Embora existam uma infinidade, pesquisadores acreditam que existam cinco traços de personalidade essenciais. Entre eles estão extroversão, agradabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.
As características foram atribuídas em 1970 por dois times conduzidos por quatro pesquisadores. São eles: Paul Costa e Robert McCrae do Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos, Warren Norman da Universidade de Michigan de Ann Arbor e Lewis Goldberg da Universidade de Oregon.
Os traços incluem as extremidades das características. Um exemplo disso seria a extroversão e a introversão — embora dois opostos, os dois traços são categorizados como extroversão.
Em inglês, esses traços de personalidade formam o acrônimo OCEAN — de oppeness, conscientiousness, extraversion, agreeableness, e neuroticism — e são conhecidos como os cinco grandes da psicologia.
Os cinco grandes são suscetíveis a mudanças e também podem ser influenciados por forças externas, como a biológica e a ambiental.
Abertura
A abertura envolve traços de imaginação e visão. Ela geralmente é abreviada de “abertura para novas experiências” e indica pessoas que podem ser curiosas, aventureiras e apreciantes da arte. O seu extremo reflete indivíduos pouco imaginativos e que não gostam de mudanças.
Conscienciosidade
A conscienciosidade representa a meticulosidade e organização dos indivíduos. Indica o controle de impulso, atenção aos detalhes e foco nos objetivos. Seu extremo representa pessoas que tendem a procrastinar e que são menos organizadas.
Extroversão
A extroversão indica a sociabilidade e habilidade de se relacionar com terceiros. Pessoas extrovertidas são conversadoras e assertivas, e muitas vezes, preferem ser o centro das atenções. Por outro lado, as pessoas introvertidas preferem a quietude e são menos sociáveis.
Agradabilidade
A agradabilidade é caracterizada pela capacidade de altruísmo, bondade e afeto. Pessoas com alta agradabilidade se importam com os outros indivíduos e demonstram isso, além de serem empáticas e gostarem de ajudar. O seu extremo oposto indica indivíduos apáticos ou manipuladores.
Neuroticismo
O neuroticismo indica as emoções. Enquanto a pessoa com neuroticismo alto é emocionalmente instável e mais suscetível a experienciar episódios depressivos, momentos de ansiedade e estresse, a pessoa do extremo oposto é estável e mais relaxada.