O transtorno do comprar compulsivo é a condição caracterizada pela compulsão de comprar. Ela também é comumente chamada de comprar compulsivo ou oniomania. Antes da ascensão da tecnologia o transtorno do comprar compulsivo era associado ao ato realizado em lojas físicas. Porém, agora engloba a compulsão de comprar coisas pela internet.
A condição vai além de gostar de comprar. Geralmente as pessoas que não são compulsivas, mas que compram mais do que o normal, tem algum controle sobre seus gastos e não compartilham das mesmas emoções associadas ao transtorno. Nos Estados Unidos, essas pessoas são chamadas simplesmente de shopaholics.
As pessoas com transtorno do comprar compulsivo também usam das compras para suprimir emoções desconfortáveis, mesmo que momentaneamente. Porém, é comum que o indivíduo passe por episódios de depressão ou ansiedade associados ao ato de comprar.
A condição pode ser perigosa, entrando nesse ciclo vicioso onde comprar alivia emoções negativas, mas também as desencadeiam.
O transtorno é considerado um Transtorno do Controle dos Impulsos (TCI), assim como a cleptomania. É estimado que, nos Estados Unidos, cerca de 8% da população conviva com a condição e que dentro desse número, 90% sejam mulheres.
Os sintomas do transtorno do comprar compulsivo podem ser variados, mas geralmente envolvem gastar mais do que se tem. Os episódios da condição são frequentes e usados para suprir algum tipo de emoção negativa ou estresse e são seguidos por euforia. Porém, logo após, o pico de euforia desce e é substituído por sentimentos de culpa e vergonha.
A condição também pode gerar dívidas que não podem ser pagas e que aumentam de acordo com a condição. É comum que os indivíduos tenham diversas tentativas falhas de parar de comprar.
As compras são majoritariamente de objetos desnecessários, mas que trazem um imenso prazer ao paciente.
Pessoas com o transtorno sabem que o que fazem é errado, mas não conseguem parar. Por isso, é comum que escondam suas compras.
É especulado que as pessoas que sofrem com a compulsão entrem em tipos de transe — dissociação — e que comprar aumenta seus batimentos cardíacos e traga sensações de excitação.
Como o transtorno tem cunho emocional, é sugerido e recomendado o acompanhamento por psicólogos ou psiquiatras, que podem achar a origem da condição e auxiliar o paciente a substituir as compras por mecanismos mais saudáveis. Os profissionais de saúde também podem tratar de outros transtornos mentais que podem ser a causa ou resultado do transtorno do comprar compulsivo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais