Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça as principais propriedades da Tribulus terrestris e seus possíveis benefícios à saúde

O Tribulus terrestris, também conhecido como videira da punctura, abrolhos ou abre-os-olhos, é uma planta rasteira nativa de regiões subtropicais da Ásia oriental e ocidental, sul da Europa e África. As frutas, folhas e raízes da planta foram amplamente exploradas na medicina tradicional chinesa e na medicina Ayurveda indiana por suas propriedades à saúde.

Historicamente, ela foi utilizada no tratamento para dor no peito, problemas cardíacos, tonturas, doenças de pele e olhos, para expelir pedras nos rins e como diurético e tônico. Porém, um de seus principais usos foi no aumento do libido e na redução do inchaço. 

Atualmente, o Tribulus terrestris normalmente é ingerido em forma de suplemento alimentar para a saúde em geral, além de em suplementos que afirmam o aumento dos níveis de testosterona no organismo. No Brasil, entretanto, os produtos contendo a planta são enquadrados como medicamentos fitoterápicos.

suplemento de cúrcuma
Suplemento de cúrcuma: o que é, usos e cuidados

Possíveis benefícios do Tribulus terrestris 

Ao longo dos anos, o Tribulus terrestris foi utilizado na tentativa de melhorar o desempenho atlético, a musculação e para uma ampla gama de problemas de saúde que podem incluir problemas cardíacos e circulatórios e problemas sexuais. Similarmente, acredita-se que ela pode ter propriedades analgésicas, anti-hipertensivas, anti-inflamatórias, antioxidantes e energizantes.

No entanto, nem todos os possíveis benefícios do suplemento possuem embasamento científico. 

Veja a seguir algumas das afirmações em relação ao suplemento e como ele pode atuar no organismo: 

Pode afetar a saúde cardiovascular e os níveis de açúcar no sangue

Um estudo analisou os efeitos do consumo de 1000 mg de Tribulus terrestris por dia em 98 mulheres com diabetes tipo 2. Foi concluído que, depois de três meses, as participantes fazendo o uso do suplemento apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue e colesterol, em comparação com aquelas que tomaram placebo.

Além disso, estudos em animais sugerem que o consumo de Tribulus terrestris contribui para a proteção contra danos nos vasos sanguíneos e ajuda a prevenir aumentos no colesterol. (1, 2)

Adicionalmente, formulações que contêm o extrato da planta foram considerados úteis para reduzir a pressão arterial em indivíduos pré-hipertensos.

Não atua no aumento da testosterona

Embora boa parte das indicações do Tribulus terrestris digam que o suplemento é capaz de influenciar os níveis de testosterona, não existem evidências científicas que comprovem essa associação. De fato, uma revisão analisou os resultados de 12 estudos sobre os efeitos da planta em homens e mulheres e comprovou que o suplemento não possui efeitos no aumento do hormônio. 

Acredita-se que parte dessa crença deriva de estudos em animais. Porém, os mesmos resultados não foram observados em seres humanos. 

Pode aumentar o libido

Apesar de não influenciar a testosterona, a planta pode aumentar o libido. De acordo com alguns estudos, homens com desejo sexual reduzido que consumiram 750-1.500 mg de Tribulus terrestris diariamente durante dois meses apresentaram um aumento de 79% no libido. (3, 4)

Mulheres também apresentaram resultados similares. Candidatas com o desejo sexual reduzido experimentaram aumento do libido depois de tomarem suplementos de 500–1.500 mg por 90 dias. (5)

Entretanto, estudos sobre o potencial do suplemento na disfunção erétil mostraram resultados inconsistentes, o que não comprova o seu efeito na condição. 

Disfunção erétil: o que é, causas e tratamentos

Não aumenta o desempenho físico

Através do conhecimento errôneo de que o suplemento pode aumentar a testosterona, muitas pessoas começaram a consumi-lo procurando o aumento do desempenho físico. Porém, existem estudos limitados que analisaram esse possível benefício do Tribulus terrestris

Outros possíveis benefícios 

Outros possíveis benefícios da suplementação com o Tribulus terrestris incluem: 

  • Age como diurético — aumenta a produção de urina; 
  • Pode fortalecer o sistema imunológico;
  • Alívio de dor; 
  • Efeitos antidepressivos;
  • Efeitos anticancerígenos; 
  • Tratamento dos sintomas da menopausa. 

Por que a Anvisa proibiu o Tribulus?

A comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e o uso de produtos irregulares contendo Tribulus terrestris foi proibida pela Anvisa através da Resolução (RE) 484/2021, alterada pela RE 996/2021. Segundo a Agência, a proibição ocorreu devido às falsas alegações sobre a atuação do produto no sistema reprodutor masculino — ou seja, sua ação no aumento da testosterona, que não foi comprovado. 

Também é importante ressaltar que, de acordo com a Anvisa, produtos contendo Tribulus terrestris não se enquadram na categoria de alimentos, suplementos alimentares e na Medicina Tradicional Chinesa e sim como medicamentos fitoterápicos.

Existem apenas dois produtos contendo a planta que possuem registros regulamentados. Porém, só podem ser adquiridos através da prescrição e orientação médica. 

Quais são os efeitos colaterais do Tribulus terrestris?

Pesquisas com diversas dosagens já evidenciaram efeitos colaterais mínimos e sem preocupações de segurança sobre o consumo de Tribulus terrestris. Entretanto, ele ainda possui alguns riscos. 

Ao todo, o Tribulus terrestris pode causar: 

  • Irritação gastrointestinal, com sintomas que variam entre câimbras estomacais leves, diarreia e refluxo ácido; 
  • Relatos de casos de toxicidade hepática, renal e neurológica grave e priapismo. 

Além disso, o consumo do fruto da planta, que é coberto de espinhos, provavelmente não é seguro. Houve relatos de problemas pulmonares graves devido à ingestão da fruta.

imagem do fruto da planta Tribulus terrestris, uma fruta pequena, verde e coberta por espinhos
Imagem de Harry Rose, disponível no Flickr sob a licença CC BY 2.0

Quem não pode tomar Tribulus terrestris?

O uso do suplemento não é indicado para pessoas: 

  • Gestantes ou em fase de amamentação; 
  • Que tomam diuréticos — o suplemento pode aumentar os efeitos dos medicamentos diuréticos; 
  • Em anti-hipertensivos — o suplemento pode resultar na redução da pressão arterial; 
  • Que tomam antidiabéticos — o suplemento pode pode ter efeitos aditivos na redução do açúcar no sangue;
  • Em clopidogrel — o Tribulus pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos. A trombose foi relatada em pacientes após uso simultâneo de clopidogrel e uma fórmula fitoterápica contendo a planta.

É importante notar que o uso de produtos com a planta são regulamentados pela Anvisa. Portanto, seu uso só é recomendado através da prescrição médica adequada. 

Mesmo que outros países comercializem-nos como suplementos, no Brasil eles são considerados medicamentos fitoterápicos que só podem ser vendidos com a receita. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais