Você tem aquela tristeza de verão? Não a tristeza de um amor perdido, como descrito por Lana Del Rey em seu hit de 2012, ‘Summertime Sadness’, mas uma sensação de melancolia ou ansiedade decorrente do aumento da temperatura e da incidência solar.
Devido à popularização do verão como uma estação alegre, pode ser difícil de acreditar. Porém, a tristeza de verão pode ser um sintoma de uma condição de saúde mental real — a depressão sazonal, que embora seja mais comum no inverno, também pode ser uma resposta à temperatura característica do verão.
Em geral, a depressão sazonal é caracterizada como um tipo de depressão com um padrão periódico, ocorrendo de acordo com as mudanças das estações. Acredita-se que uma das principais causas desse transtorno é a influência da temperatura e da incidência solar no ritmo circadiano.
O ritmo circadiano é responsável por inúmeros papéis no organismo, incluindo a produção de serotonina, um hormônio do humor. No caso da depressão sazonal de inverno, por exemplo, a principal teoria é de que a diminuição da exposição à luz solar reduz a produção de serotonina, resultando nos sintomas depressivos de angústia e tristeza.
Mas, se a falta do Sol é a principal causa da depressão sazonal, por que algumas pessoas sentem a famosa “tristeza de verão”?
De acordo com Kim Meidenbauer, professora assistente de psicologia na Washington State University, vários estudos já documentaram que o calor pode afetar transtornos de humor e comportamento.
Um estudo da UC Berkeley já comprovou, por exemplo, que o aumento das agressões e dos crimes violentos tem sido bem documentado nos dias mais quentes e durante o verão. Além disso, outros estudos também descobriram que as visitas ao pronto-socorro psiquiátrico por depressão e outros transtornos mentais atingem o pico nos dias mais quentes, as tendências de humor são mais negativas com o aumento do calor e as taxas de suicídio aumentam em conjunto com a temperatura.
Não se sabe exatamente o que causa essa disforia. Porém, Meidenbauer ressalta algumas hipóteses que podem explicar o fenômeno.
“Por um lado, [o calor] “interrompe o sono”, e um sono de qualidade é fundamental para a saúde mental (…)”, disse à revista Scientific American.
Ou seja, assim como a falta de Sol pode contribuir para a depressão sazonal, a exposição solar excessiva pode causar a tristeza de verão. Mas, dessa vez, isso é um resultado da diminuição da produção de melatonina, o hormônio que impulsiona o ciclo sono-vigília.
Além disso, Meidenbauer cita outros fatores:
“Manter uma temperatura corporal normal também é um processo que consome muitos recursos. O calor pode tornar-se um fator de estresse físico, especialmente para crianças, idosos e aqueles que tomam certos medicamentos que perturbam a capacidade de arrefecimento do corpo. Se as pessoas ficam desconfortáveis durante um longo período de tempo, isso invariavelmente afeta o estado emocional”, continuou a especialista.
Você não precisa ser uma rainha da beleza de vestido vermelho dançando no escuro sob a luz pálida da lua, como a Lana Del Rey, para sentir a tristeza de verão. No entanto, algumas pessoas são mais propensas a desenvolver esse tipo de depressão sazonal.
Os fatores de risco incluem:
Interessantemente, viver mais perto do equador também pode causar esse tipo de depressão sazonal devido à temperatura média dessas áreas. Pois é, brasileiro, talvez você tenha mais em comum com a Lana Del Rey do que esperava!
Infelizmente, os tratamentos para a depressão de verão são pouco estudados. Contudo, algumas evidências apontam que a redução da temperatura corporal através de ar condicionado, banhos frios ou sessões de natação pode ajudar, pelo menos temporariamente, a amenizar os sintomas da condição.
Mas, assim como todo outro transtorno de humor, é recomendado que o tratamento da depressão sazonal seja feito com o acompanhamento profissional adequado. Procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra — eles são mais qualificados para indicar o melhor tipo de tratamento para o seu quadro mental.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais