Recorde ocorreu entre 23 e 26 de dezembro de 2016 e mostra os esforços do país e diminuir a dependência do carbono
As turbinas eólicas da Escócia geraram mais eletricidade que a demanda do país por quatro dias seguidos.
A quantidade total de energia produzida na véspera de Natal também foi a mais alta da história do país para esse tipo de matriz, com mais de 74 mil megawatt-hora (MWh) enviados à rede nacional de eletricidade – o que é capaz de abastecer 6,09 milhões de casas. E como a demanda por eletricidade caiu no Natal, as turbinas produziram 153% das necessidades escocesas no dia 24.
Havia apenas um dia, em agosto de 2016, em que houve produção que excedia a demanda em termos de matriz eólica na Escócia. Segundo Karen Robinson, da agência de energia WeatherEnergy, “agora é hora de haver uma séria orientação para usar essa produção excessiva de eletricidade renovável de modo a ajudar a descarbonizar outras áreas da sociedade, como incentivando o uso de carros elétricos e aquecendo residências e locais de trabalho com tecnologias que não usem combustíveis fósseis”.
A energia eólica proveu mais eletricidade do que a Escócia usou em 23, 24, 25 e 26 de dezembro, segundo a agência WatherEnergy.
O excedente foi vendido a outros usuários no restante do Reino Unido, do qual a Escócia faz parte.
O diretor da ONG World Wildlife Fund (WWF) da Escócia, Lagn Banks, disse que o resultado reforça o massivo progresso que o país está fazendo em garantir e aumentar a proporção de suas necessidades energéticas por meio do poder eólico e de outras fontes limpas e renováveis.
No mês de dezembro de 2016, as turbinas eólicas da Escócia proveram 1,154,864 MWh de eletricidade para a rede nacional de energia, o equivalente a 53% do total usado no país no período.